Há 18 anos, a MPB perdia um grande compositor

29 de abril de 2009, 14h07, por Da redação, por Tatiana Pires

Um dos maiores compositores brasileiros, o também cantor Gonzaguinha morreu aos 46 anos vítima de um acidente automobilístico, no dia 29 de abril de 1991. O acidente aconteceu na rodovia que liga as cidades de Renascença e Marmeleiro, enquanto dirigia rumo à Foz do Iguaçu.

Ouça Gonzaguinha no Kboing

Hoje marca 18 anos que a brilhante carreira desse grande intérprete foi encerrada tragicamente. As músicas de Gonzaguinha são hinos cantados até hoje tanto por adultos, como por idosos e jovens. Suas composições continuam vivas nas vozes de estrelas da MPB como Simone, Fagner e Maria Bethânia.

Canções como “Explode Coração”, “Ponto de Interrogação” e “Caminhos do Coração”, são clássicos da música popular brasileira que foram compostas por Gonzaguinha.

Filho adotivo do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, Herdou do pai o nome, Luiz Gonzaga Nascimento Filho. Sua mãe, Odiléia, era uma cantora e dançarina que morreu de tuberculose ainda jovem, com apenas 22 anos de idade, deixando Gonzaguinha órfão aos dois anos.

Gonzaguinha, como os pais, tinha o talento para a música: venceu do II Festival Universitário de Música Popular do Rio de Janeiro com a canção “O Trem”. Em 1973, participou de um programa de televisão com a música “Comportamento Geral”, uma crítica ao regime militar. Desde então, Gonzaguinha passou a ter muitos problemas com a censura.

Em 1976, o álbum “Começaria Tudo Outra Vez”, foi lançado e se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira.