Governo iraniano prende três pessoas por causa de vídeo "vulgar" da Copa

25 de junho de 2014, 15h19, por Amanda Ramalho

Não é de hoje que o governo iraniano investe pesado nas punições de tudo o que consideram "vulgar". Prova disse é o que aconteceu recentemente com a banda iraniana Ajam.

Divulgação

Os músicos, que vivem na Grã-Bretanha, criaram vídeo para celebrar a chegada da Copa do Mundo e para a produção, eles pediram que imagens gravadas em todo o mundo, enviada por fãs no Irã e de fora do país fossem enviadas para montar o projeto.

Segundo a Agência de Notícias Oficial da República Iraniana, duas pessoas de 23 anos e um fotógrafo de 26 foram presos por participar do clipe completamente inocente, no qual apenas traz em suas imagens jovens iranianos dançando, em suas casas ou nas ruas, ao som da música da banda.

As cenas foram gravadas na cidade de Shahroud e também mostram algumas mulheres sem o hijab, o véu que, segundo as regras do governo, são obrigatórias. Para o chefe de polícia Rahmatollah Taheri o vídeo é "vulgar" e "a juventude não deveria participar de atos como esse".

Essa não é a primeira vez que o governo prende jovens por causa da dança. Em maio seis pessoas foram presas por gravar um clipe caseiro para a música "Happy", de Pharell Williams.