Gil, Bethânia e Mutantes se apresentarão em Londres

13 de fevereiro de 2010, 15h48, por Da redação, por Tatiana Pires

Gilberto Gil, Maria Bethânia, Afroreggae e um show conjunto de Tom Zé e Os Mutantes foram confirmados para o Festival Brasil, que acontecerá em Londres, no Southbank Centre, em junho e que se estende até dia 5 de setembro.

O evento tem como objetivo levar à capital britânica uma amostra da diversidade cultural brasileira. As duas edições anteriores do festival foram dedicadas a China e Índia.

A ideia é mostrar a cultura brasileira através de atividades ligadas a artes visuais, dança, teatro, literatura, cinema e até grafite. Cada área recebeu uma curadoria específica e tudo ficará agrupado no complexo do Southbank Centre, que reúne o Royal Festival Hall, o Queen Elizabeth Hall, a Hayward Gallery e a Purcell Room.

A programação conta também com debates. Um deles será ente o diretor Fernando Meirelles e do ator Ralph Fiennes, que trabalharam juntos no filme “O Jardineiro Fiel”, e uma conversa entre o professor e compositor José Miguel Wisnik com o jogador Sócrates. No campo da literatura, participam Milton Hatoum, Arnaldo Antunes, João Paulo Cuenca e o americano Benjamin Moser, autor da mais recente biografia de Clarice Lispector, “Clarice,”.

O artista plástico Ernesto Neto terá suas esculturas expostas dentro e fora da Hayward Gallery, enquanto as áreas externas do Southbank Centre serão ocupadas por obras de Gringo Cárdia e dos estilistas Irmãos Campana.