"Gangnam Style" pode integrar dicionário britânico

21 de dezembro de 2012, 10h51, por Amanda Ramalho

PSY já entrou para a história do Youtube por ter o vídeo mais assistido do canal, faturou milhões dólares e marcou presença em grandes shows e eventos. Mas como se não bastasse, o dono de "Gangnam Style" conseguiu mais um feito. Desta vez o sul-coreano terá um reconhecimento na cultura popular recebendo um espaço no dicionário britânico.

Segundo o Ian Brookes, editor-consultor do Collins Dictionary, a canção foi escolhida ao lado de "abismo fiscal" e "Romneyshambles" para se tornar palavras do ano na publicação. "Procurávamos por palavras que contassem a história do ano. Algumas palavras vêm de eventos que ocorreram e sumiram e não devem continuar... mas outras provavelmente estão aqui para ficar", afirmou Brookes.

A palavra "Abismo fiscal" ganhou destaque como o prazo para o Congresso e o presidente Barack Obama entrarem em um acordo sobre os gastos do governo e os impostos. Já "Romneyshambles", entrou para o domínio público depois da visita cercada de gafes de Mitt Romney a Londres em julho, na qual ele perguntou sobre a prontidão da Grã-Bretanha para sediar as Olimpíadas.

O dicionário recebeu mais de sete mil sugestões para a sua base de dados online. Doze palavras do ano (uma para cada mês) foram escolhidas pela frequência com que eram pronunciadas, em quantos lugares apareceram e o seu tempo no discurso público.

"É obviamente uma besteira, então existe a possibilidade de ela sumir. Mas foi ouvida por tantas pessoas que acho que provavelmente ela ganhou o direito de entrar no dicionário", declarou o editor.

Ouvir PSY   |   Letras de PSY