Famosas que já tiveram câncer de mama

03 de outubro de 2018, 19h34, por Amanda Ramalho
Divulgação

Apesar das mobilizações aumentarem em cada ano, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo – depois do melanoma de pele.

Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, a cada ano surgem 28% novos casos da doença. É importante mencionar que, apesar dos olhos estarem sempre atentos as mulheres, o sexo masculino também sofre com esse tipo de câncer. Mesmo sendo raro, a doença atinge 1% dos homens.

De acordo com as estatísticas, a enfermidade atinge mulheres a partir dos 35 anos, sendo mais incidente após os 50.

Atualmente, muitas empresas e artistas têm atuado em parcerias para falar sobre a importância do exame preventivo e a necessidade de diagnosticar o problema em fase inicial.

Para ajudar no alerta, muitas artistas que já tiveram a doença sempre mencionam a relevância de redobrar a atenção na questão da saúde da mulher.

Shirley Temple, em 1972, foi a primeira famosa a assumir que tinha câncer de mama. Na época a atriz tinha 44 anos e decidiu abrir o coração para avisar as mulheres sobre os tristes riscos que a doença ocasionava.

Shirley seguiu com os tratamentos, conseguiu a cura e viveu bem até os 85 anos.

A apresentadora e atriz Ana Furtado, é uma das famosas mais recentes a falar abertamente sobre o câncer em seu Instagram: "Quero me solidarizar com todas as pessoas que estão passando pelo mesmo processo que estou passando".

Na música, no ano de 2005, foi a vez da cantora australiana Kylie Minogue superar a doença. O procedimento para eliminar a doença durou 3 anos. Kylie passou por mastectomia parcial, quimio e radioterapia.

Sheryl Crow, em 2006, chegou a cancelar a sua turnê para realizar o tratamento. Na ocasião ela retirou o nódulo e fez radioterapia.

DivulgaçãoA cantora Elba já superou a doença

Em 2010, a cantora Elba Ramalho descobriu um nódulo no seio. A paraibana enfrentou uma cirurgia e depois seguiu para as intensas sessões de tratamento com radioterapia e quimioterapia.

Após a descoberta, Elba vestiu a camisa da luta contra o câncer de mama e sempre que pode alerta as mulheres sobre a doença.

No cinema, a atriz Maggie Smith, descobriu em 2007 (época que gravava o filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe) um nódulo no seio. Aos 73 anos o tratamento da atriz foi bem sofrido e difícil, porém isso não há impediu de atingir a cura.

No mesmo ano, Joana Fomm precisou ficar 5 anos afastada da TV para tratar a doença.  A atriz teve 2 tumores em um seio e 3 no outro.

Patrícia Pillar, em 2002, descobriu um caso raro de câncer. A atriz acreditava apenas se tratar de uma dermatite. Porém, após exames Patrícia foi diagnosticada com doença de Paget - erupções eczematosas associadas ao câncer de mama. A atriz realizou uma cirurgia e fez quimioterapia.

Autoexame de câncer de mama

É importante mencionar que o autoexame de mama é indicado para encontrar algum nódulo suspeito e não para indicar com precisão a doença. Apenas exames de sangue e mamografia são as avaliações que detectam com precisão a doença.

Para realizar o autoexame fique em frente ao espelho e observe os seios com os braços caídos. Na sequência levante os braços e analise as mamas. Por último, coloque as mãos na bacia e faça uma pressão para ver se existe alguma alteração na superfície dos seios.

Preste atenção ao tamanho, cor, saliências, inchaços e rugosidades das mamas.

O toque pode ser feito uma vez por mês, de 3 a 10 dias após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam, deve se escolher um dia fixo.

Fique de olho! A prevenção ainda é o melhor remédio. O site Kboing apoia a luta contra o câncer de mama.