Espetáculo francês “Arcane” é atração na abertura do FIT

16 de julho de 2009, 17h09, por Da redação, por Tatiana Pires

O interior paulista irá respirar teatro nos próximos 10 dias. A abertura oficial do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no noroeste do estado, acontece nesta quinta-feira, dia 16, com a apresentação da peça francesa “Arcane”, do grupo Les Philebulistes. Até o dia 25, um dos mais relevantes eventos de artes cênicas do Brasil vai apresentar 44 espetáculos em 35 pontos diferentes da cidade e da região.

O início da 9ª edição da maratona teatral, está programado para às 21 horas, no anfiteatro “Professor Nelson Castro, na Represa Municipal. A expectativa da organização é de que 4 mil pessoas assistam a apresentação.

Com o conceito “Instâncias da Subjetividade”, o FIT 2009 contará com a participação de 21 companhias nacionais, oito internacionais e dez grupos rio-pretenses que farão as apresentações teatrais, a programação inclui ainda música, performances, atividades formativas, lançamentos editoriais, exposições, exibição de vídeos e instalações de artistas plásticos.

Os artistas do espetáculo “Arcane” exibem suas acrobacias inéditas e emocionantes. Duas rodas de alumínio de cinco metros de diâmetro, ligadas entre si por um axe central, formam uma estrutura móvel gigantesca dentro da qual evoluem dois acrobatas. Transparente, a roda permite ao público acompanhar os movimentos em todos os ângulos. Uma apresentação de visual única, que promete arrancar suspiros da plateia logo na primeira noite do Festival.

Programação

As Extensões Regionais também estreiam nesta quinta-feira. Jales recebe o espetáculo “É poesia popular”, da Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, de Rio Preto, às 10 horas’, na Praça João Mariano de Freitas. O espetáculo “Miséria, servidor de dois estancieiros”, da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, de Porto Alegre (RS) será apresentado na Praça São Bento, em Votuporanga, às 20h30.

O Não-Lugar abre suas portas na primeira noite do FIT. O espaço noturno do Festival funcionará na Praça Jornalista Leonardo Gomes (Praça Cívica), que receberá uma grande estrutura com capacidade para 2 mil pessoas por noite. A performance “Bolha Luminosa – Experimento: Transapiens”, exibe a ousadia da Cia Teatro Lumbra e o Clube da Sombra, de Porto Alegre (RS).

Confira a programação completa no site: www.festivalriopreto.com.br 

FIT é realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo e tem patrocínio da Petrobras e Caixa Econômica Federal. Além da parceria do Governo do Estado de São Paulo, da Oficinas Culturais  - Assaoc, Funarte – MINC, Faperp e Ministério do Turismo.