Entrevista: RPM

10 de fevereiro de 2012, 16h37, por Da redação, por Tatiana Pires
Divulgação / Flickr O grupo RPM no Credicard Hall em agosto do ano passado

"O garoto de 'Olhar 43' cresceu e agora tem uma visão muito diferente dos relacionamentos", assim define a atual fase do RPM, segundo as palavras do próprio Paulo Ricardo.

O grupo lançou no ano passado o disco, "Elektra", que marcou o retorno da banda após 10 anos de hiato. Atualmente, Paulo Ricardo (baixo e vocal), Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (guitarra) e Paulo Pagni, conhecido como P.A. (bateria) trabalham na divulgação deste álbum.

Ouvir RPM 
Letras de RPM   

Em entrevista exclusiva ao Kboing, o cantor Paulo Ricardo falou sobre o retorno da banda, o novo estilo musical, que pode ser notado no mais novo lançamento, o disco "Elektra". Leia a seguir:

Kboing - Como surgiu a ideia de reunir a formação original do RPM após 10 anos separados?
Paulo Ricardo -
Surgiu a partir do telefonema do diretor Ricardo Waddington. Ele me ligou em março de 2010, para saber sobre a possibilidade de realizarmos o especial da Globo, "Por Toda Minha Vida". Fiquei emocionado e comecei a conversar com Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e Paulo P.A. Pagni sobre o imenso legado, o carinho dos fãs e a sensação de obra inacabada que deixamos. Pouco a pouco, com maturidade e profissionalismo, foi se desenhando a volta do RPM. O programa "Por Toda Minha Vida" foi para nós um marco muito importante, pois contaria, pela primeira vez, a história de artistas vivos, no caso, o RPM. 

Kboing - Muitas histórias, sucesso, rompimento, diversos álbuns, o RPM de hoje é melhor do que o do início da carreira?
Paulo Ricardo - Posso te dizer que estamos muito mais maduros e certos do que queremos, 100 % focados no RPM e é isso que importa!

Kboing - O RPM é uma banda que passou por diversas fases, foi muito elogiada e também esteve em baixa na opinião dos críticos. Como vocês lidam com a mídia?
Paulo Ricardo - Temos um bom relacionamento com a mídia. Hoje mais maduros, entendemos que até mesmo as críticas são importantes para o aperfeiçoamento do nosso trabalho.

Kboing - Como vocês aproveitaram essa pausa do RPM?
Paulo Ricardo - Cada integrante do RPM, no período que estivemos 'afastados', estava trabalhando em seus respectivos projetos. Eu trabalhei com o Fernando Deluqui, depois segui carreira solo; formei o PR5 com o apoio do Paulo P.A. Pagni, enquanto isso, o Luiz Shiavon trabalhou por muito tempo na Globo junto com o Fausto no Domingão. Já o Fernando Deluqui, também seguiu carreira solo, enfim... O mais importante neste momento é que estamos junto novamente, felizes e totalmente focados na divulgação do nosso novo trabalho que é o CD "Elektra".

Divulgação

Kboing - "Elektra", lançado no ano passado traz, além de uma sonoridade bem atualizada do eletrônico pop que estávamos acostumados, um ritmo bem dançante. Fale um pouco pra gente sobre esse trabalho...
Paulo Ricardo - Queríamos produzir algo novo e não somente releituras de canções clássicas. O álbum "Elektra" conta com a minha produção e também de Luiz Schiavon. O processo de composição começou em dezembro de 2010 e o prazer que estávamos sentido ao retomar os trabalhos nos dava a certeza de que estávamos no caminho certo. Então, nós procuramos atualizar a sonoridade da banda que foi pioneira na utilização da eletrônica no pop rock brasileiro, e vimos que de lá pra cá muita coisa aconteceu.
"Elektra" possui um repertório dançante, com apenas duas canções mais lentas e letras que retomam nossa tradição politizada, mostrando que o garoto de "Olhar 43" cresceu e agora tem uma visão muito diferente dos relacionamentos.

Kboing - Como vocês se sentiram com a música "Vida Real", sendo tema do Big Brother Brasil?
Paulo Ricardo - Na verdade o tema do BBB é o mesmo em todos os países que o reality show é exibido! Cada país escolhe um artista que coloca sua marca, sua característica no projeto. Nós fomos os escolhidos para ser a banda a representar o tema do BBB no Brasil desde o início, e nos sentimos orgulhosos por isso. A canção "Vida Real", inclusive é uma das músicas que compõem o nosso repertório nos shows. 

Kboing - Qual a letra de música que é a 'cara' do RPM? Aquela que mais marcou o grupo...
Paulo Ricardo - Todas. Todas as canções são a cara do RPM. Músicas como "Revoluções por Minuto", "Radio Pirata", "Louras Geladas", "A Cruz e a Espada", "Olhar 43", são canções que marcaram não só o grupo, mas toda uma geração.  Até hoje percebemos que nossos fãs, desde os mais jovens, quanto aqueles que nos acompanham há muito mais tempo, cantam as músicas, consideradas por nós como clássicas, como também os singles do CD "Elektra", como "Dois Olhos Verdes", "Ela é Demais", "Muito Tudo", entre outras.

Kboing - Como é a dinâmica artista versus público? Quando o grupo está produzindo um novo disco pensa na forma como os fãs irão recebê-lo?
RPM -
Na verdade, quando você faz algo com amor, dedicação, foco, é natural que as pessoas gostem. Sempre pensamos em fazer o melhor, sempre há uma cobrança de nós mesmos em melhorar o que achávamos estar bom, buscamos sempre a perfeição!

Kboing - Vocês chegaram a disponibilizar algumas faixas na web, fato que há 20 anos não era possível. Como enxergam o papel da internet na carreira do artista?
Paulo Ricardo - No retorno da banda colocamos em nosso site oficial quatro músicas do CD "Elektra" para que nossos fãs pudessem fazer download gratuito. Isso ajudou muito a divulgação do nosso trabalho, já que nos shows percebemos que o nosso público já sabia as letras das novas canções. Hoje é muito mais prático você fazer a divulgação do seu trabalho, de sua música, de sua banda, já que as ferramentas da internet te possibilitam chegar a um público bem maior. Hoje temos o My Space, Youtube, Facebook e Twitter, mecanismos que possibilitam uma propagação de informação muito grande e rápida... Algo que não tínhamos no início da carreira.

Kboing - Quais são os próximos projetos?
Paulo Ricardo - Os próximos projetos são: Tocar, tocar e tocar. Posso te dizer que o RPM está fazendo shows por todo o país, está divulgando seu novo álbum, "Elektra". Estamos muitíssimo felizes por tudo que está acontecendo, e agora é viver cada minuto intensamente.  

Kboing - Deixem um recado para o público que curte o trabalho de vocês.

Paulo Ricardo - Fãs do RPM, nós estamos de volta com a pegada de sempre. Você que curte nosso som vai gostar do álbum "Elektra"!