artistas

Entrevista: Péricles

29 de maio de 2013, 17h07, por Amanda Ramalho
Oficial

Ele tem no currículo uma bagagem admirável. Sua potencia vocal e carreira integram o time dos maiores sambistas do Brasil. Depois de mais de 20 anos como uma das vozes do Exaltasamba, Péricles alçou voo e liberou ao público seu projeto solo, o CD e DVD "Sensações".

Mais do que um trabalho, a produção é uma forma de celebrar as músicas do Grupo Sensação. "O nome do CD e DVD, Sensações, tem a ver com essa homenagem a eles. Inclusive, as sensações provocadas durante a gravação deste material foram as mais variadas possíveis, mas só pudemos sentir isso no final. Além de uma homenagem, é uma realização pessoal", conta o músico.

Oficial

Confira a seguir o bate papo com o cantor Péricles:

Kboing – Carreira solo... novos desafios... como você se preparou para esta nova fase?
Péricles:
Foi algo natural. Estou convivendo bem com a mudança. Tentamos fazer da melhor forma possível, até para que as pessoas pudessem entender e respeitar esta decisão. Mas agora estou vivendo outro panorama e está sendo muito legal. Especialmente pra mim, que vivi os 23 anos com o Exalta. Mas tanto pra mim quanto para minha equipe está realmente do jeito que esperávamos. A recepção tem sido muito melhor do que eu poderia esperar. Os fãs tratam a gente com um respeito muito grande. Onde a gente passa, só temos recebido as melhores vibrações. É uma energia muito legal.

Kboing – Hoje em dia existe no mercado fonográfico uma infinidade de artistas. Você é um dos que mais se destacam, seja na hora de cantar, compor ou de interagir com o público nos shows. Onde você busca inspiração para tudo isso?
Péricles:
Eu sou um cara que amo o que faço. As minhas músicas fazem parte de mim e a única coisa que eu pude fazer foi dividir isso com todo mundo. Não dá para acertar sozinho, escuto muito as opiniões da minha equipe e do meu escritório. 

Kboing – Podemos voltar só um pouquinho no passado? O Exaltasamba fez história na música brasileira. Por que decidiram dar um tempo no trabalho do grupo?
Péricles:
Era preciso, naquele momento, tomar a decisão de encerrar as atividades do grupo para cada um desenvolver seu trabalho, se profissionalizar e olhar mais pra si próprio. A opção que nós fizemos foi para um engrandecimento, não só do Exaltasamba como grupo, mas do samba em geral. 

Kboing - Quais as melhores lições que aprendeu no Exalta?
Péricles:
Na minha carreira junto com o Exalta, tudo o que nós fizemos, nós fomos vitoriosos. Deixamos um legado muito importante que foi o de mostrar para as pessoas que é possível fazer um trabalho digno e respeitar respeitando os outros. Aprendi ser mais profissional, cumprir os horários dos compromissos, adquirir instrumentos que tenham longevidade, vestir-se bem, saber falar... Foram muitas as lições durante todos esses anos.

Oficial

Kboing – Qual a diferença em subir no palco acompanhado e 'sozinho'?
Péricles:
Não estou tão sozinho, a banda que me acompanha é maravilhosa e repleta de amigos. O convívio diário com todos os integrantes do grupo a gente sente falta, não tem jeito, mas a gente sempre acaba se encontrando. A rotina é tão intensa quanto antes, mas agora tenho mais tempo pra criar, cuidar da minha saúde, da minha família.

Kboing – O que gosta de ouvir quando não está trabalhando?
Péricles:
Eu gosto de muita coisa, eu ouço muita coisa, tudo o que eu escuto procuro trazer pra dentro do trabalho.

Kboing – "Péricles Sensações"...conta pra gente como foi a escolha do repertório e os preparativos para este projeto?
Péricles:
Eu tinha uma grande vontade de prestar uma homenagem à obra de duas figuras que gosto muito: o Carica e o Prateado, que são gente muito boa, grandes amigos. Aí, juntamos a este repertório mais músicas que eu sabia que o meu público ia gostar e fizemos o DVD. Se você prestar atenção, há muitas canções neste trabalho que por muito tempo foram defendidas pelo grupo Sensação. E o nome do CD e DVD, Sensações, tem a ver com essa homenagem a eles. Inclusive, as sensações provocadas durante a gravação deste material foram as mais variadas possíveis, mas só pudemos sentir isso no final. Além de uma homenagem, é uma realização pessoal.

Kboing – O público pode aguardar mais algum projeto para os próximos meses?
Péricles:
Tem novidades por aí! Já estou escolhendo o repertório para o próximo DVD que será gravado em julho, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro!

Kboing – Deixe um recado para o pessoal que curte o seu trabalho no Kboing
Péricles:
Obrigado a todos pelo carinho e pela aceitação desta nova fase da minha carreira.

Ouvir Péricles    |     Letras de Péricles

Assista na sequência um trecho do DVD Sensações. Nessa apresentação, Péricles traz ao palco o sertanejo Luan Santana para cantarem "Cuidado Cupido".

Comentários

Últimas Notícias