Entrevista DJ Xhuxxha Nandhi

16 de abril de 2009, 15h15, por Da redação, por Tatiana Pires

O DJ Xhuxxha Nandhi concedeu entrevista ao Kboing e falou sobre sua visão a respeito do cenário da música eletrônica. Na opinião do DJ, as raves não são somente o que a mídia divulga, em que as pessoas vão para usar drogas, ao contrário, ele diz que a maioria vai à festa para encontrar um local harmonioso de amizades e gente feliz. “Onde as pessoas ficam em contato com a Natureza ouvindo um som forte e emotivo”, afirma.

Acompanhe a entrevista completa com Xhuxxha Nandhi

Kboing – Qual o estilo você toca? Há quanto tempo é DJ?
DJ Xhuxxha  Nandhi –
Psytrance Full On night. Uma vertente dentro do estilo Trance com BPMs (batidas por minutos) em média de 145BPMs. Toco profissionalmente há quatro anos.
 
Kboing – Como você vê a trajetória da música eletrônica?
Xhuxxha Nandhi –
Infelizmente vejo a trajetória da música eletrônica de uma forma meio triste. Muitos Djs não tocam seus estilos e sim os estilos que “estão na moda”. Basta um Dj renomado tocar algo e todos os outros seguem a mesma linha. Isso na minha opinião, não é ser um Dj, ou seja, é não ter uma característica profissional.
Outra coisa que me deixa muito triste é o lance das pessoas não irem a uma rave ou a uma festa eletrônica que seja, para prestigiar o trabalho do Dj, um profissional que perde horas dentro de um estúdio para apresentar um bom trabalho no evento. Percebo que muita gente entra na cena eletrônica hoje, não com o intuito de aprender sobre ela, conhecer Djs renomados, projetos de produtores internacionais e nacionais, eles estão entrando muitas vezes para usarem coisas ilícitas e acabam queimando a nossa cena. Porém, isso é a minoria.
A cena eletrônica vem crescendo muito nesses últimos anos e muitos adeptos seguem fielmente ela, mostrando que raves não são somente o que a mídia mostra e sim um cenário harmonioso de amizades e gente feliz. Onde as pessoas ficam em contato com a Natureza ouvindo um som forte e emotivo. 
 
Kboing – Qual foi a noite mais lotada de apresentações de sua vida? E a mais memorável?
Xhuxxha Nandhi –
Na verdade já me apresentei em vários lugares e uma das festas que mais me marcou, nem era uma das mais lotada, era uma Private que tinha umas 300 pessoas apenas, porém, o som do último Dj não agradou muito a pista. Aí quando entrei a pista estava vazia, um sol muito forte e a galera toda cansada, porque já tinha rolado umas 13 horas de festa, quando comecei a tocar coloquei a festa inteira pra dançar, estava ‘bombando’ quando o som deu pau, parou tudo, desligou geral. A galera ficou triste e eu mais ainda, aí arrumei minhas coisas e estava saindo da festa quando tudo voltou a funcionar, aí uma galera foi correndo atrás de mim e me trouxe arrastado para o palco. Pra mim esse dia foi inesquecível.
 
Kboing – Você tem alguma forte influência ou admiração por algum nome da música eletrônica?
Xhuxxha Nandhi –
Na verdade sim, tenho alguns artistas nacionais e internacionais que tenho muito respeito. Um Dj como já disse tem que ter uma linhagem de som e não ficar tocando tudo o que escuta. Me inspiro em projetos dentro da minha vertente e linhagem como Xerox & Illumination, Ptx, Mad Maxx, Insonia, XSI, entre outros. Porém, gosto de muitos outros projetos e produtores de outros estilos também.
 
Kboing – Você pode nos adiantar alguma coisa sobre sua apresentação na Alien?
Xhuxxha Nandhi –
Claro. Essa balada está me deixando ansioso (risos). Não é fácil tocar na sua própria cidade para um público onde no mínimo 40% te conhece e em especial numa das maiores festas eletrônicas da região noroeste paulista. Ainda mais com um número muito grande de Djs que disputam espaço nesse tipo de evento, resumindo, venho preparando esse trabalho com muito carinho há quase um mês. Amigos e produtores têm me enviado músicas novas, algumas ainda inéditas para a maioria e em cima disso tenho trabalhado muitas mixagens e harmonias para montar um set bacana. Meu intuito é fazer com que a pista entre em total sintonia com meu trabalho e que ela dance durante toda a minha apresentação. Nesse ano vou dividir o palco num trabalho de versus (vs) com o Dj LF (também organizador do evento), tenho certeza que a galera não vai se arrepender de escutar nosso trabalho. Espero e conto com a presença de todos.
 
Kboing – Como surgiu o nome artístico "Xhuxxha Nandhi”?
Xhuxxha Nandhi –
Interessante essa pergunta. Seguinte, meu apelido é “xuxa” desde moleque e quando fui escolher um nome artístico um numerólogo amigo meu disse que se meu nome tivesse 7 letras seria um profissional bem sucedido em minha área, então pedi a ele uma ajuda e ele dentro da numerologia montou "Xhuxxha" dessa forma. Com certeza isso repercutiu em muitas perguntas e isso é bom, pois deixa sempre seu nome em evidência. Se estão comentando é porque sabem de sua existência (risos)
E, Nandhi, cujo significado da palavra em Hindu é: "aquele que traz alegria”, sendo que Nandhi é um deus da mitologia Hindu e está associado às forças telúricas e à virilidade. Também representa a força física e a violência. Dominar Nandhi significa dominar a violência e controlar sua própria força e o único capaz disso é o deus Shiva – Símbolo supremo de força, lealdade e proteção.
E, na verdade, graças a Deus vem dado certo, pois posso dizer que a cada dia meu trabalho vem crescendo cada dia mais. Espaços maiores estão se abrindo e convites de pessoas respeitadas dentro do nosso cenário estão chegando para que grandes parcerias sejam feitas.
Esse ano mesmo estamos abrindo uma agência junto com produtores respeitados por todo o Brasil, enfim, acredito que energias positivas estão do meu lado.