Em nova canção, Carlinhos Brown revisita liberdade sexual

14 de junho de 2017, 14h40, por Alexandre Murari
Divulgação

Em 1995, quando a luta pela liberdade de escolha sexual estava longe de inspirar novas leis, ocupar noticiário e ser tema de rodas de discussão mundo afora, o refrão "a namorada tem namorada" de Carlinhos Brown fez do seu primeiro álbum, "Alfagamabetizado", um grande sucesso de vendas, e a canção "A Namorada" virou trilha sonora do filme "Velocidade Máxima".

→ Com participações, novo álbum de Paulo Miklos chega em julho

Agora o inquieto Brown volta a se inspirar pelo tema e compõe "Orgulho de Nós Dois", que terá lançamento oficial na Parada Gay de Madrid, onde ele se apresenta no dia 2 de julho. Antes disso, em 28 de junho, o  artista clipe da música, que traz alguns trechos em espanhol. O espanhol, aliás, é um povo entre o qual Carlinhos Brown tem tradição de mobilizar multidões. Já chegou a reunir 1,5 milhões de pessoas arrastadas pelo seu som.

→ Após recusa de "Despacito", fã atira objeto em Justin Bieber

"Há 35 anos aproximadamente eu trabalho com causas sociais e cuidados com crianças e idosos. E, pelo respeito às diferenças, criei “A Namorada”, canção que alerta a favor da causa homossexual e lembra que as pessoas precisam ser respeitadas no seu desejo. Já nos dias de hoje, vendo o casamento homoafetivo virar realidade ao lado de outras conquistas importantes, proponho uma canção que é uma celebração".

"Orgulho de Nós Dois" mistura percussão e batidas eletrônicas com uma forte latinidade dançante e comemora “namorada com namorado, namorada com namorada, namorado com namorado, tem amor por todo lado, se a felicidade incomoda, leva ela para o seu lado”. A canção vai marcar o repertório do cantor no World Pride Madrid 2017, uma das grandes festas mundiais do orgulho LGBT.

Antes de chegar em terras espanholas, Brown apresenta-se em Marrocos no dia 1º de julho e, em seguida, dia 15 de julho, faz show no Lincoln Center Festival, em NY.