Em Rio Preto, figurinista de "Verdades Secretas" fala sobre o uso do turbante

14 de outubro de 2015, 14h18, por Alexandre Murari
Divulgação

A fim de pôr em debate o uso do turbante, acessório que carrega em sua história a ligação entre a religião e a cultura com diversos povos do mundo, o estilista e consultor Dudu Bertholini estará nesta quinta-feira, 15, no Riopreto Shopping Weekend - evento de moda que acontecerá entre os dias 15 e 17 deste mês com a finalidade de apresentar palestras, exposições e workshops aos interessados pelos inúmeros temas envolvidos neste universo.

Bertholini, que atualmente elabora o figurino da novela "Verdades Secretas" exibida pela Rede Globo, acentuará na palestra "Outubro Rosa, Turbantes & Trajetória Profissional" como o turbante se tornou símbolo estético de apoio a mulheres que enfrentam a luta contra o câncer. A palestra, realizada no Riopreto Shopping Center em parceria com o Senac Rio Preto, começará às 20h, no primeiro dia do evento.

Além desta e outras palestras com outros profissionais da area, haverá também quatro exposições exclusivas (confira as sinopses abaixo) e várias outras atrações.

Ecobags - Moda e Meio Ambiente: inspirados pelo livro “Ecobags – Moda e Meio Ambiente” de Lilian Pacce, alunos da graduação em Moda do Centro Universitário Senac de Santo Amaro produziram 105 Ecobags, que hoje fazem parte do acervo permanente da Modateca da Biblioteca do Centro Universitário Senac.

Outubro Rosa em Turbantes: 20 fotografias clicadas pelos alunos do curso Formação Básica em Fotografia, exibindo turbantes produzidos pelos funcionários do Senac São José do Rio Preto em prol da campanha Outubro Rosa para o Instituto do Câncer (ICA) do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Amarração de Tecidos com Temas do Inverno 2016: criação de 15 looks (amarrações em tecidos) inspirados nos temas Vitoriano Gótico, Boho 4ever e Je Suis Moderna pelo artista Alain Monteiro.

Crie Moda Inclusiva: Divulgar o trabalho da D.O.A (Deficientes Olimpienses Associados) e mostrar em forma de arte que as pessoas com deficiência estão inseridas num mesmo contexto que toda a sociedade fazendo a vida acontecer, tecendo suas histórias através de conquistas, oportunidades, procuras e encontros, precisando para isso superar seus limites. Desenvolvendo uma luz própria, que primeiro precisa de uma força interior para nela acreditar, e depois conseguir confiança para espalhar seu brilho.