Eddie Van Halen doa guitarras à instituição

23 de fevereiro de 2017, 11h03, por Alexandre Murari
Divulgação

uma necessidade. [A música] É algo que precisa ser ensinado", crava o guitarrista Eddie Van Halen ao falar, em entrevista à CNN nesta última terça-feira, 21, sobre uma doação de 75 guitarras que fez à Fundação Mr. Holland's Oppus, que distribui instrumentos musicais para estudantes norte-americanos de baixa renda.

→ Em vídeo, Kboing FM lança campanha de carnaval

"A minha vida toda eu me dediquei à música. Não consigo imaginar outra coisa", completa o guitarrista do Van Halen, que escolheu a fundação porque ela é uma de poucas que aceitam instrumentos musicais em vez de dinheiro: "A princípio foi bem difícil achar uma instituição de caridade que aceitasse guitarras. Todas só querem dinheiro".

→ Rock in Rio anuncia mais três nomes de peso; confira

O projeto da instituição é voltado para as escolas que não têm programas de ensino musical em suas grades de ensino. Ao todo, por ano, são mais de 1.800 instrumentos doados. O que torna a ação mais interessante, é o fato de que vários estudantes acabam aprendendo a tocar algum instrumento sem nem ao menos terem a ideia de que o mesmo já passou pelas mãos de músicos mundialmente conhecido.