Dia das Crianças: conheça os porquês da celebração em nosso país

11 de outubro de 2015, 08h03, por Alexandre Murari
Divulgação

Atualmente, a data 12 de outubro é o feriado que celebra o dia das crianças. Entretanto, antes da década de 1960, apesar do dia já ter sido reservado aos pequenos graças a uma lei aprovada em 1926 aqui em nosso país, o feriado não existia e a data não era tão comemorada pelos brasileiros.

O que impulsionou a atenção ao dia foi uma campanha elaborada por diversas empresas, entre elas a Johnson & Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela. As marcas deram o primeiro passo e foram seguidas por inúmeras outras que destinam seus produtos ao segmento infantil, ocasionando então a "Semana da Criança", balançando para valer o comércio de todo o país até os dias atuais.

Vale lembrar que a data 12 de outubro é destinada para comemorar o dia das crianças apenas no Brasil, em vários outros países o dia é comemorado em outros períodos do ano. Abaixo segue uma lista dos dias que alguns países comemoram a data:

Japão: curiosamente os japoneses separaram dois dias para celebrar. 3 de março é destinado às meninas e 5 de maio aos meninos.

China: 5 de maio.

Nova Zelândia: os neozelandeses mantêm um critério parecido com os que a gente usa para celebrar nossos dias dos pais e mães. Eles separaram o último domingo de outubro para festejar o dia das crianças.

Moçambique: o país africano destina o dia 1 de junho devido ao massacre feito pelo exército nazista neste dia no ano de 1943. Na verdade, eles tiram o dia para refletirem e estimularem as questões fundamentais sobre a proteção e o valor da criança.

Turquia: 23 de abril.

Índia: 12 de novembro.