Conheça a história do Dia dos Namorados

12 de junho de 2012, 08h54, por Amanda Ramalho
Divulgação

Há rumores de que tudo começou há muitos e muitos anos nos festejos romanos com uma homenagem aos deuses Juno e Lupercus, também conhecidos como os protetores dos casais. De início a comemoração acontecia no dia 15 de fevereiro, já que eles aproveitavam para agradecer a fertilidade da terra.

Outra história interessante e que acabou sendo uma das mais contadas para a ocasião é a do padre Valentin que lutou contra o imperador Claudio II, que proibia o casamento no período da guerra. O monarca achava que os soldados casados não lutavam tanto quanto os solteiros e por isso impedia os jovens de se casar.

Como muitos precisavam se unir escondidos e para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus, o padre realizava vários matrimônios encobertos. Porém, Claudio II descobriu o feito e mandou Valentim para a prisão. Enquanto esperava o julgamento, o padre se apaixonou pela filha cega de um carceiro e também as escondidas se casou com a moça.

Julgado por ter se casado e tendo recusado abandonar o Cristianismo, Valentim foi executado. Por esta razão, o dia dos namorados na Europa e nos Estados Unidos passou a ser no dia 14 de fevereiro, data da morte de São Valentin (lá conhecido como Valentine’s Day), em homenagem ao padre casamenteiro.

Já no Brasil, a data foi estipulada pelo empresário João Dória, que havia chegado há pouco tempo do exterior. O pessoal do comércio achou uma boa ideia para aumentar as vendas e escolheram o dia 12 de junho, véspera do dia de santo Antônio, para ser o dia dos namorados.

A troca de presente entre os casais foi bem aceita e hoje em dia as pessoas tentam, de todas as maneiras, inovar na forma de traduzir o amor que sentem pelo seu companheiro. Flores, cestas de café da manhã, serenatas, chocolates, viagens, mensagens e declarações! Se inspire nos vídeos a seguir e demonstre todo o seu carinho a pessoa amada.

Bon Jovi - "All About Lovin' You"

Aerosmith - "I Don't Wanna Miss A Thing"

Goo Goo Dolls - "Iris"

Shania Twain - "From This Moment On"

Coldplay - "Fix You"

Hoobastank - "The Reason"