Cobertura SXSW: #VigilanteNoSXSW: 2 dias e 2 filmes

15 de março de 2011, 14h31, por por Vigilante

E não é só de interatividade e Zuckerberg-wannabes que os primeiros dias de SXSW estão recheados: muitas world premieres acontecem no centro de Austin. De grandes produções até algumas bizarrices. Tem para todo mundo, e esperto é aquele que caça seus interesses dentro da programação que é realmente intensa.

A agonia da escolha é sempre uma inimiga mas as opções nesses primeiros dias já são bem satisfatórias, principalmente se você curte boa música.

Taken By Storm - The Art Of Storm Thorgerson and Hypgnosis” é um documentário com uma levada extremamente informal sobre a vida e arte do homem que ilustra 80% da sua coleção de discos. Isso se você tem bom gosto (vídeo no final da matéria).

O extremo cuidado com cada peça e o enorme talento de Storm são retratados desde os seus primeiros trabalhos, fazendo capas de livros em um atelier bagunçado (detalhe marcante: que não tinha nem banheiro, eles mijavam na pia!) até algumas das capas mais importantes da história da música, como Dark Side of The Moon (Pink Floyd) e Houses of the Holy (Led Zeppelin). Aliás depoimentos de seus parceiros (na alegria e na tristeza) e de artistas como Robert Plant e Pete Townshed recheiam esse simples documentário sobre a vida de um gênio. Coisa linda de se ver.

Sound It Out” é um documentário sobre uma loja de discos de mesmo nome localizada em Stockton, no Noroeste da Inglaterra. Praticamente única opção na cidade. A bagunçada lojinha, seu dono Tom Butchart e o comportamento do seu público fiel inspiraram uma moradora local, que disse no Q&A depois do filme que não é muito ligada em música, a fazer um documentário de 96 mil libras sobre o amor à música.

A paixão (ou seria vício?) e o comportamento de diferentes seres humanos sobre a música tornam este documentário uma prova fundamental de que ela pode mudar/salvar/melhorar sua vida. Alerta: filme para aficcionados (vídeo no final da matéria)....

Anota aí esse filmes, fique de olho em mostras de cinema que podem trazer essas obras e não perca a oportunidade de se emocionar com vidas que foram decicadas à arte e à musica, cada qual ao seu modo.

Ah, temos um vídeo do Q&A do Storm Thorgerson! Mas ficou muito grande para enviar pela net para edição. Vai ao ar a partir do dia 23!

Tá só começando. Fique ligado em @rafaprod e @semprevigilante para mais novidades!

Hoje tem showzinho do Big Boi e muito network. Até breve!