Artistas Negros que transformaram o mundo da música

19 de novembro de 2021, 12h10, por Amanda Ramalho

Na semana em que a intensidade sobre a Consciência Negra ganha ainda mais forma, torna-se imprescindível não relembrar e citar grandes nomes que fizeram muita diferença no mundo da música, principalmente pela luta antirracista, pelo fim da violência e pelos direitos iguais.

A luta não para! E nós podemos fazer a diferença apoiando e mostrando sempre esses artistas!

Recentemente falamos sobre Elza Soares, Beyoncé e Nina Simone. Hoje falaremos de outros nomes gigantes como:

Billie Holiday foi autodidata e iniciou sua carreira na década de 30. Com uma vida marcada pela violência, a cantora foi uma das primeiras a se apresentar com uma banda de músicos brancos - quebrando a segregração racial. Sua faixa "Strange Fruit" trouxe um single em forma de protesto contra a execução de pessoas negras.

Nosso brasileiro Bezerra da Silva, sambista e de grande importância ao nosso país também cantava a realidade dos negros, os problemas das favelas e a opressão que trabalhadores sofriam diariamente.

Conhecidíssimo no mundo da música por dominar as guitarras, Jimi Hendrix também fez sua papel. Consciente, várias vezes falou sobre a violência racial, a fome e o mundo nas favelas - influenciando artistas de diversos outros gêneros musicais.

Quem também canta sobre a violência policial, crime organizado, exclusão e miséria é o grupo de rap nacional Racionais MC's. Liderados por Mano Brown, o grupo alcançou o sucesso em 1997, com o disco "Sobrevivendo no Inferno" e desde então são referência para muitos jovens.

Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A gente sabe que todas as vidas importam, mas não distorça essa data e nem faça vista grossa para a realidade, a luta e a exclusão pela qual o povo negro foi exposto durante anos. Anos de tristeza, humilhação e miséria. Vidas negras importam e merecem um lugar de destaque todos os dias, sem ter que implorarem por isso.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta nossa página no Facebook!