Arlindo Cruz respira sem aparelhos; quadro é estável

23 de março de 2017, 15h11, por Alexandre Murari
Divulgação

O sambista Arlindo Cruz continua internado no CTI da Casa de Saúde São José, do bairro Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, 21, a equipe médica realizou uma traqueostomia, cirurgia para facilitar a passagem de ar da traqueia para o pulmão.

→ Apesar da trégua, família Camargo segue dividida

Embora esteja em estado grave, a saúde do cantor está estável e, portanto, ele respira sem a ajuda de aparelhos. A recuperação de Cruz vai além. De acordo com os médicos, ele já abre os olhos quando influenciado por estímulos verbais. No entanto, ainda não há previsão para o cantor deixar o hospital.

→ Letra inédita de Renato Russo vira música neste mês

Vale lembrar que, na tarde da última sexta-feira, 17, o sambista havia sido encontrado desacordado pela sua esposa, Babi, no banheiro de sua residência, no Rio de Janeiro. Às pressas, o cantor foi conduzido ao UPA da Barra, na Zona Oeste do Rio, onde diagnosticaram um quadro de AVC, que foi rapidamente estabilizado pelos socorristas.

→ Álbum póstumo de Chuck Berry chega em junho

Ainda na sexta, por volta das 21h30, ele foi transferido para Casa de Saúde São José, onde permanece até hoje. De acordo com a assessoria de imprensa do sambista, na unidade, Arlindo foi levado ao centro cirúrgico para um procedimento de monitoramento de sua pressão intracraniana.

Divulgação

Ídolo reconhecido pelos seus talentos por todo o Brasil, o caso tocou os corações dos brasileiros que, por meio das redes sociais, prestaram solidariedade à sua família. Em agradecimento, portanto, no domingo, 19, Arlindinho foi ao Facebook para responder às mensagens de apoio:

"Hoje eu vi o quanto a nossa família é amada, impossível ler tudo, mas faço o possível. Continuem rezando, vai dar tudo certo". Além de agradecer, entretanto, o filho do sambista pediu para que não divulgassem notícias falsas: "Mais respeito, especialmente com a minha vó, que deve estar atordoada com tanta notícia idiota".