"A Rede Social" mostra a polêmica por trás da criação do Facebook

03 de dezembro de 2010, 08h49, por Da redação, por Tatiana Pires

A REDE SOCIAL
Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova idéia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história... Mas para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais. Do diretor David Fincher e do roteirista Aaron Sorkin, A Rede Social é um filme que prova que não é possível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos. O filme é produzido por Scott Rudin, Dana Brunetti, Michael De Luca e Ceán Chaffin; e baseado no livro The Accidental Billionaires escrito por Ben Mezrich.
Gênero: Drama
Duração: 117 min.
Diretor: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Rashida Jones, Brenda Song, Justin Timberlake, John Getz, Dakota Johnson, Mark Saul, Brian Palermo.
Classificação: 14 anos

MEGAMENTE
Megamind (Will Ferrell) é um vilão magro, usa vestes nas cores azul e preta e sua cabeça é careca e grande, devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas, muitas delas são frustradas. O vilão precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e, após a morte de Metro Man (Brad Pitt), Megamind cria Titan (Jonah Hill) para ter com quem rivalizar.
Gênero: Animação
Duração: 96 min.
Diretor: Tom McGrath
Elenco: Vozes na versão original de: Brad Pitt, Will Ferrell, Jonah Hill, Tina Fey.
Classificação: Livre

O GAROTO DE LIVERPOOL
Aaron Johnson interpreta o solitário adolescente John Lennon, que viria a compor uma das bandas mais importantes do rock, Os Beatles. O longa mostra a infância, a juventude e os primeiros momentos como músico. Lennon é um adolescente solitário, abandonado pela mãe, Julia (Annie-Marie Duff), e criado pela autoritária Tia Mimi (Kristin Scott Thomas). A amizade com Paul McCartney (Thomas Sangster) é seu único escape.
Gênero: Drama
Duração: 98 min.
Diretor: Sam Taylor Wood
Elenco: Aaron Johnson, Kristin Scott Thomas, Anne-Marie Duff, David Morrissey, Ophelia Lovibond, Sam Bell, Calum O'Toole, Jack McElhone
Classificação: 14 anos

ABUTRES
Na Argentina, mais de 8.000 pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada ano. Atrás de cada uma dessas tragédias existe uma máfia por prêmios de seguros e suas brechas legais. Sosa (Ricardo Darín) é um advogado que vive em hospitais públicos e delegacias em busca de potenciais clientes. Luján (Martina Gusman) é uma jovem médica recém chegada do interior. Uma história de amor começa quando Luján está tentando salvar a vida de um homem que Sosa considera ser um cliente em potencial.
Gênero: Drama
Duração: 107 min.
Diretor: Pablo Trapero
Elenco: Ricardo Darín, Martina Gusman, Carlos Weber, José Luis Arias, Loren Acuña, Gabriel Almirón, José Manuel Espeche
Classificação: 14 anos

SKYLINE - A INVASÃO
Depois de uma festa de arromba, um grupo de amigos está acordado na madrugada quando percebem uma estranha luz através da janela. A fonte de luz está chamando as pessoas para fora, mas misteriosamente ela desaparece no ar. Logo eles descobrem que uma misteriosa força sobrenatural está engolindo toda a população do planeta e agora eles tem de lutar por suas vidas.
Gênero: Ficção Científica
Duração: 98 min.
Diretor: Colin Strause, Greg Strause
Elenco: Eric Balfour, Scottie Thompson, David Zayas, Donald Faison, Brittany Daniel, Crystal Reed, Neil Hopkins, J. Paul Boehmer, Tanya Newbould, Pam Levin, Phet Mahathongdy, Tony Black.
Classificação: 14 anos

FILM SOCIALISME
Uma sinfonia em três movimentos. Um navio no mediterrâneo e alguns conversas, em diversas línguas, entre passageiros, quase todos em férias. Um velho criminoso de guerra (alemão, francês ou americano?) acompanhado de sua neta. Um jovem filósofo francês (Alain Badiou). Um representante da polícia de Moscou. Uma cantora americana (Patti Smith). Um velho policial francês. Uma ex-funcionária da ONU. Um agente aposentado. Um embaixador palestino. No fundo, discutem a falência das ideologias de esquerda no início de século 21.
Gênero: Drama
Duração: 101 min.
Diretor: Jean-Luc Godard
Elenco: Patti Smith, Elisabeth Vitali, Nadege Beausson-Diagne, Alain Badiou, Christian Sinniger, Maurice Sarfati, Catherine Tanvier, Quentin Grosset, Jean-Marc Stehle, Lenny Kaye, Gulliver Hecq, Dominique Devals, Robert Maloubier, Marie-Christine Bergier, Marine Battaggia, Louma Sanbar, Agatha Couture, Bernard Maris, Mathias Domahidy, Olga Riazanova, Dominique Reynie, Elias Sanbar, Eye Haidara
Classificação: 14 anos

O LOUCO AMOR DE YVES SAINT LAURENT
Documentário sobre o relacionamento entre o estilista Yves Saint-Laurent e seu amante Pierre Berge.
Gênero: Documentário
Duração: 98 min.
Diretor: Pierre Thoretton
Elenco: Pierre Bergé, Betty Catroux, Loulou De La Falaise, Jack Lang
Classificação: Livre