Músicas - Escolha Seu Artista

Rogério Tutti: músico gravará novo DVD no Citibank Hall em São Paulo

20 de maio de 2015, 18h01, por Amanda Ramalho
Divulgação

Conhecido internacionalmente, o pianista Rogerio Tutti, nasceu em Bauru, interior de São Paulo, mas aos 11 anos já sabia que gostaria de viver de música. Quando completou 16 anos venceu o reconhecido Concurso Internacional Amadeo Roldan, em Cuba.

De lá pra cá muita coisa mudou e a paixão só cresceu. No próximo domingo, dia 24, Rogério gravará seu segundo DVD. O projeto será filmado no Citibank Hall, em São Paulo. No bate papo abaixo você confere um pouco mais desse grande instrumentista.

Booby - Conte pra gente como se apaixonou pela música? Com quantos anos percebeu que era isso que desejava para a sua vida?
Rogerio Tutti -
Quando tinha quatro anos pedi para minha mãe um "casaco de rabinho" mas ainda não estudava música, e ninguém em casa é músico. Eu conheci esta roupa (casaca) assistindo o desenho do Tom e Jerry em que o Tom toca a Rapsódia Húngara do Lizst e o Jerry fica dentro do piano. Somente mais tarde comecei a estudar piano, aos 11 anos, e logo que comecei já tive certeza que era isso que eu queria fazer. Aos 16 anos já tinha uma carreira internacional.

Booby -  A apresentação do DVD "Concerto de Piano", de 2007, foi transmitida para mais de 40 países. Qual a sensação de ver sua música chegar tão longe?
Rogerio Tutti -
Isso é fantástico. Hoje tudo que fazemos pode se espalhar para o mundo inteiro facilmente. No caso do meu DVD, a produção recebe constantemente muitos e-mails de várias partes do mundo de pessoas que passam a seguir o meu trabalho. É muito gratificante! Eu quero mesmo é transmitir alegria para as pessoas através da música.

Booby - Em 2010 você foi diretor artístico do projeto social "Escola de Música de Macaíba" e, no ano seguinte, escreveu o método de ensino de piano em grupo para o Projeto Guri, considerado o maior projeto sociocultural do país. O que é mais fácil: a responsabilidade de ensinar ou de tocar?
Rogerio Tutti -
Tudo tem sua responsabilidade e isso é muito trabalhoso. Acho que são tipos de responsabilidades diferentes. Para ensinar, a reflexão se dá no caminho que um aluno vai percorrer para alcançar o seu objetivo. Para tocar, a preparação acontece para se obter o grau máximo de excelência.

Booby - No próximo final de semana você grava o segundo DVD , conte pra gente sobre a escolha do local da gravação, repertório, participações especiais etc...
Rogerio Tutti -
O show se chama Crossover Performance, o termo crossover é usado para denominar uma mistura de estilos, e isso é exatamente o que eu faço. Misturo rock, jazz e música clássica em formato instrumental com solos de piano acompanhado de uma grande orquestra. O Show será uma superprodução com bailarinos, efeitos visuais além de artistas consagrados, como o saxofonista Derico e o guitarrista Marcos Pópolo. O repertório é formado de obras conhecidas como por exemplo o tema do filme "Em algum lugar do Passado", ou algumas experiências minhas em que imagino se Beethoven tivesse nascido em Porto Rico, ou mesmo no Sertão, ou alguns arranjos instrumentais de rock em orquestra.

Booby -  Quais os projetos para os próximos meses?
Rogerio Tutti -
Em junho e julho faremos alguns shows no Brasil depois vou para uma tour na Europa. Mas logo depois do show, em junho, estou lançando o "Sistema Tutti de Educação Musical", que será implantado em escolas do brasil no ensino fundamental para iniciar em 2016. Este é um sistema que é fruto de minha tese de doutorado onde desenvolvi um método de ensino de piano em grupo. Aprofundei um pouco mais nos estudos e desenvolvi todo um sistema de ensino para ser utilizado pelas escolas do ensino fundamental na educação musical. Este é um projeto fascinante que cuido com muito carinho, pois música traz felicidade, e pessoas felizes fazem um mundo melhor.    

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!

Comentários