artistas

Entrevista: LunaBlu

16 de junho de 2011, 18h03, por Da redação, por Tatiana Pires

Membros do atual movimento pop jovem da música brasileira, o LunaBlu é uma banda livre de rótulos audiovisuais. O som é "essa coisa mais eletrônica do pop gringo e com os riffs de rock", diz a vocalista Valentina Piras.

Ouvir LunaBlu  
Letras de LunaBlu
  
Promoção LunaBlu: concorra a um iPod

Além de Valentina, o LunaBlu conta com João Milliet (guitarra) e Thomas Henne (bateria). O surgimento do trio não difere das formações dos grupos que estão surgindo no atual cenário.

Através do YouTube, João reencontrou a antiga colega de escola  em um vídeo postado por ela. Em 2008, o trio foi formado na capital paulista. No ano seguinte, com fãs que conheciam as músicas do trio no MySpace, e já com um contrato assinado com a Universal, o LunaBlu fez seu primeiro show.

Lançado em 2010, o álbum de estreia traz canções com temas, que tratam de relacionamentos e conflitos dos jovens. Destaque para balada folk "Estarei Aqui" e "Sempre Comigo", na qual Valentina divide os vocais com Lucas Silveira, do Fresno.

O grupo também já chega inovando. A primeira composição, "Sem Ninguém", chegou a ganhar uma inusitada versão em italiano, que fecha o álbum.

A seguir, você conhece um pouco mais do LunaBlu:

Kboing - Como foi formada a banda? Conta pra gente um pouquinho dessa história.
João -
Eu e a Valentina nos conhecemos quando ainda estávamos no primário, fizemos alguns anos escolares juntos. Passamos muito tempo sem nos ver, mas de repente, através de um amigo em comum, vi um vídeo dela cantando na internet. Combinamos de nos encontrar, ela me apresentou o Thomas. Eles já tinham essa vontade de montar uma banda, e logo mais já tínhamos a nossa primeira música composta: "Sem Ninguém". Levei então o projeto para o Rique Azevedo, de quem sou sócio na produtora "Cada Instante Produções" que produziu junto comigo o disco e hoje é nosso empresário. Na hora ele chapou na ideia, e começamos a compor e produzir novas músicas junto com ele. Lançamos três faixas na internet em novembro de 2008 e já em janeiro de 2009 a Universal Music entrou em contato conosco! Em outubro de 2009, quase um ano depois de lançar a primeira música, já estávamos com contrato assinado! No ano passado, lançamos o nosso primeiro single "Nenhum Segundo", que ficou mais de um mês nas paradas da MTV, e agora, no início de 2011, saiu o nosso primeiro álbum!

Kboing - E qual o motivo para a escolha desse nome: LunaBlu?
Valentina -
O nome foi o Thomas que sugeriu. Na realidade, queríamos um nome que fosse italiano (porque somos todos  descendentes) e que fosse fácil de pronunciar em português, que não tivesse sons impronunciáveis se lidos na nossa língua. Aí o Thomas começou a falar várias palavras italianas. Até que ele soltou LunaBlu - Lua Azul - adoramos! Achamos sonoro e bonito!

Kboing - Quais as suas influências musicais?
Thomas -
Cada um de nós traz consigo uma bagagem musical bem eclética e sabemos respeitar todos os estilos. Para o LunaBlu fizemos um mix de influências que vão de Nickelback, passam por John Mayer e chegam até a Britney Spears.

Kboing - O disco de estreia do grupo chegou ao mercado recentemente. Como foi a produção deste trabalho?
João -
Nós somos os compositores de 11 das 12 faixas do disco, a que não foi composta por nós foi a "Nenhum Segundo", que é do Rique Azevedo com a Liah. Não temos muitas "regras" para compor... Geralmente alguém traz alguma ideia de casa, e desenvolvemos todos juntos no estúdio: no disco não foi diferente! Foi um processo bem coletivo, alguns amigos também participaram de algumas faixas, tivemos a participação do Lucas Silveira [Banda Fresno] em uma delas, e claro o Rique Azevedo, que é o nosso grande parceiro de composição, e foi quem produziu, junto comigo, o disco.
O interessante desse disco é que ele foi gravado em duas etapas: No começo de 2009 a gente tinha 10 faixas prontas. No fim de 2010 a Universal nos deu a notícia de que iríamos lançar o álbum completo no início de 2011, então decidimos eliminar quatro daquelas 10 faixas que tínhamos, gravar cinco novas e incluir a versão em italiano da "Sem Ninguém" ("Senza Te"). A foto da capa o Heitor Florence que fez, junto com a Valentina e o Thomas que trataram as fotos e também fizeram o encarte todo!
Thomas: Passamos meses no estúdio gravando e compondo. Para economizar decidi fazer uma panelona gicantesca (aquelas para fazer galinhada) de feijão. Fiz em casa e levei para o estúdio. Comemos de montão por vários dias! E até sobrou e tivemos que congelar! Época de vacas magras. (risos)

Kboing - Na faixa “Sempre Comigo”, Valentina Piras divide os vocais com Lucas Silveira, do Fresno. Como aconteceu essa parceria?
Valentina -
Foi ótimo! Entramos em contato com ele, sem saber se ele ia topar, mas ele já conhecia a banda e recebeu a ideia de braços abertos! Começamos a trocar ideias sobre a música, marcamos uma data para a gravação e foi tudo muito bem! Ele manda muito! Canta bem, é super criativo e experiente!

Kboing - No single, “Sem Ninguém”, primeira composição do trio, vocês falam sobre sair para a vida sem medo... viver coisas que nunca viveram, tudo o que muitas pessoas tem vontade de fazer... Como foi a produção dessa música? E por que essa foi escolhida para ter uma versão em italiano?
Thomas -
A versão da "Sem Ninguém" em italiano foi gravada em 2009 porque na época existia a possibilidade dessa ser a faixa de trabalho. Acabou não sendo, mas para a gente é muito fácil traduzir e gravar em italiano por ser a língua materna minha e da Valentina.

Kboing - Como foi a experiência de gravar em outro idioma? Pretendem estender para outras canções ou até mesmo um projeto inteiro em outra língua?
Thomas -
Sem dúvida queremos ter versões em Italiano e também em Inglês de todas as músicas do nosso álbum. É algo que estamos fazendo aos poucos, porque no momento estamos focados no mercado brasileiro. Mas essa idéia agrada aos três. Quem sabe até uma turnê na Europa e/ou nos Estados Unidos.

Kboing - O LunaBlu concorre na categoria "Melhor CD" do Prêmio Multishow 2011. Qual a emoção em ser indicado em uma das premiações mais importantes da música?
João -
Foi uma grande realização pra gente!! Só de ser indicado e estar entre grandes nomes da música nacional... isso já deixa a gente muito contente... Mérito de todos os nossos fãs que votaram muito em nós!!! Estamos muito ansiosos para a premiação!

Kboing - O site da banda é bem interativo, com link para os blogs de cada um dos integrantes e vocês estão presentes nas redes sociais, além de a cada dia conquistar mais espaço no mundo virtual. Qual a visão de vocês a respeito da mídia digital no trabalho dos artistas?
João -
A mídia digital é um meio de divulgação muito poderoso e que o interessante é que ele sempre está mudando, se reciclando! Vem sendo uma ferramenta de comunicação e divulgação fundamental para todos os artistas, independente do estilo ou maturidade. Mas o artista não deve se restringir somente à internet, ele deve existir no mundo real! Deve fazer shows, estar presente nas outras mídias. Imagino ser muito difícil manter uma carreira só através da internet!!!

Kboing - O que os fãs podem esperar do trabalho do grupo daqui para frente?
Thomas -
Acabamos de lançar o disco e no momento estamos correndo atrás de divulgar o LunaBlu para todo o país. Por enquanto nem passa pela nossa cabeça o próximo disco. O que rola entre a gente é discutir influências e sonoridades para o conceito da banda. Mas para falar a real, eu não vejo a hora de produzir músicas novas! Adoro esse processo.
 
Kboing - Por favor, deixem um recado aos internautas que curtem o som de vocês.
LunaBlu -
Caríssimos! Obrigado por toda a força e apoio que vocês têm dado, estamos juntos nessa empreitada! Fiquem sempre ligados no nosso site para novidades!

O site Kboing e a banda LunaBlu promovem um concurso cultural que irá premiar com um iPod. Para participar basta 'Curtir' a página da banda LunaBlu no Facebook e deixe uma frase criativa de até 160 caracteres mencionando #SempreComigo e #SiteKboing

Comentários