PODCAST: A viagem de Jeff Bezos no espaço, revacinação e muito mais!

20 de julho de 2021, 15h27, por Amanda Ramalho
Divulgação Kboing FM

As notícias e curiosidade que são destaques nesta terça-feira, 20 de julho, você confere aqui no Kboing em Alta:

CLIQUE NO LINK E OUÇA O KBOING EM ALTA: 20 DE JULHO


→ OUÇA O KBOING EM ALTA PELO SITE KBOING FM PODCAST

Jeff Bezos no espaço

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou nesta terça-feira para sua primeira viagem espacial. Ele esteve a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial.

O bilionário de 57 anos estava acompanhado de uma tripulação eclética, que não incluiu astronautas profissionais: foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço.

A data definida, 20 de julho, é simbólica: há 52 anos, o homem chegava à Lua.

Menina superdotada

Kashe Quest tem apenas dois anos, mas chama a atenção pelo QI de 146. A menina de Los Angeles, nos Estados Unidos, acaba de entrar para a Academia Mensa, entidade que reúne pessoas com QI acima da média mundial, consideradas superdotadas, e é a integrante mais jovem do grupo. Além de compreender diversas palavras incomuns, se comunica pela língua de sinais e ter uma super memória.

No ano passado, a brasileira Laura Buchele, de apenas 9 anos, também entrou para a academia Mensa. A família dela se mudou há três anos para a Flórida e hoje a garotinha participa dos encontros e campeonatos.

Reconhencimento facial

A tecnologia de reconhecimento facial está chegando com força nos mais diferentes locais, com destaque para estádios, parques e navios de cruzeiro. Um dos setores em que essa tecnologia deve se tornar muito popular nos próximos anos é o varejo, principalmente as grandes redes de lojas físicas, como supermercados, restaurantes fast food e lojas de roupas voltadas para a moda popular.

Com sistemas capazes de escanear e armazenar imagens da face de clientes e funcionários, a fim de prevenir fraudes, identificar membros do clube de fidelidade, quanto tempo cada cliente fica na loja e personalizar experiências futuras. 

Vacina Sputink V

O lote com mais de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 russa, Sputnik V, chega em Pernambuco dentro de uma semana. O imunizante foi comprado pelo Consórcio Nordeste e deve ainda ser distribuído para os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe após o desembarque em Recife.

A Anvisa ainda não concedeu autorização emergencial ou definitiva do imunizante. No entanto, liberou a chegadas das doses e autorizou uma aplicação controlada, com um estudo de eficácia sendo conduzido com as pessoas que receberam o produto.

Revacinação contra a Covid-19

E ainda falando em vacinação... Embora o assunto ainda esteja em discussão pela comunidade cientifica, o estado de São Paulo já se prepara para tornar a vacinação contra a covid-19 uma campanha anual. O próximo ciclo já tem até data para começar: 17 de janeiro de 2022.

Foi neste mesmo dia, neste ano, que a enfermeira Mônica Calazans se tornou a primeira brasileira a ser vacinada contra o coronavírus, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

O anúncio sobre a campanha anual foi feito pelo secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, que afirmou não se tratar de uma dose extra, mas da renovação da proteção, uma revacinação em todos os paulistas, como ocorre com a influenza.

Multa e pontos na CNH

Os cães adoram colocar o focinho para fora do carro e sentir o vento agitando suas orelhas quando dão seus passeios. Segundo os veterinários, eles adoram isso porque gostam muito de cheirar e a quantidade de informações que colhem pelo nariz com o vento é imensa.

Mas o que poucos cuidadores sabem é que esse hábito é uma infração grave de trânsito, e além de multa de R$ 195 pode render mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Peixe Estranho

Um enorme peixe redondo, com mais de um metro e meio de comprimento, 45 kg e uma bela coloração laranja brilhante, apareceu em uma praia deserta no norte de Oregon, nos Estados Unidos. O animal foi encontrado já sem vida nas areias de uma praia, mas tem intrigado as autoridades locais, já que não é uma espécie da região.

Especialistas do Seaside Aquarium, ainda não identificaram a causa da morte, mas destacaram que o peixe estava em ótimas condições.

Histórico do Google

O Google lançou na última semana uma opção no aplicativo para excluir a atividade dos últimos 15 minutos no histórico de pesquisas. A função, liberada inicialmente no aplicativo para iPhone é uma alternativa de privacidade para usuários que compartilham smartphones e desejam manter o anonimato de suas buscas na Internet.

A exclusão também limpa pesquisas realizadas em outros dispositivos. Dessa maneira, é possível acessar o app do Google no iPhone e excluir os 15 últimos minutos de pesquisas realizadas no PC ou no celular.

Golpe WhatsApp

Um novo golpe tenta tirar dinheiro de vítimas por meio de transferências via PIX, com a oferta de desconto no pagamento da fatura da operadora de celular. Criminosos enviam uma mensagem via SMS às vítimas e oferecem o desconto, desde que o pagamento seja feito imediatamente ou, no máximo, no dia seguinte.

Esse tipo de fraude tem acontecido com frequência e envolvem operadoras como Vivo, Claro, Oi e Tim. Toda vez que receber alguma mensagem seja pelas redes sociais ou SMS esteja atento e se for preciso ligue no 0800 oficial da sua operadora para confirmar a mensagem.

Ouça todos os podcasts da KBOING FM!