Rombertik, novo vírus tem capacidade de autodestruição

06 de maio de 2015, 15h34, por Alexandre Murari
Divulgação

Nesta semana, um novo malware foi descoberto pelos especialistas em segurança da Cisco Systems: o Rombertik. O vírus da vez é bem mais poderoso do que aqueles que já estamos acostumados, este, quando instalado, além de buscar os dados confidenciais como logins e senhas, tem a habilidade de autodestruir ao ser percebido em uma varredura, e mais: leva junto as informações que estão no computador.

O intruso é bem estruturado e usa várias camadas de ocultamento para dificultar a busca pelos antivírus. E assim como outros tipos de malware, o Rombertik se espalha através de e-mail falsos, geralmente disfarçados por comunicado de bancos ou outras empresas de grande porte.

O que caracteriza a complexidade desse vírus é o fato dele se duplicar ao ser instalado, porém, apenas um é executado. Sendo assim, quando o antivírus começa o rastreamento no PC, a praga percebe e, rapidamente inicia o processo de autodestruição, levando consigo dados alojados no HD da máquina. Primeiramente ele investe no sistema de inicialização do computador, caso não consiga modificar este procedimento, o vírus ataca diretamente os arquivos que ficam na pasta do usuário do sistema operacional.

Contudo, é bom frisar que apesar de todo seu poder de destruição, a dica para manter seu computador livre desses problemas não é tão complicada assim: não clique em links enviados por e-mails desconhecidos, desconfie dos conteúdos enviados por quem você não conhece e lembre-se que, bancos e instituições financeiras, não costumam enviar arquivos executáveis por correio eletrônico.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!