Por conteúdo impróprio, juiza multa Google em 50 mil reais

08 de julho de 2015, 15h56, por Alexandre Murari
Divulgação

Após as imagens e vídeos da preparação do corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo, morto por um acidente de carro no último dia 24, ter sido divulgado em grande escala por toda a rede de internet, a Justiça brasileira multou o site de buscas Google em 50 mil reais. O processo se validou pelo descumprimento de uma ordem de remoção desse conteúdo.

Quem bateu o martelo legitimando a decisão foi a juiza Denise Gondim de Mendonça, da 5ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás. De acordo com Denise, o site agiu de má-fé por apelar para outras instâncias da lei após ter sido notificado, no último dia 25, para remover todo material considerado proibido.

A assessoria do Google alega que a punição foi injusta e que a empresa irá recorrer, novamente, por meios legais. Segundo a empresa, não houve nenhum descumprimento da lei em suas ações, já que não foi avisada quais eram as URL’s que tinham que ser removidos do sistema de pesquisa. Baseando no Marco Civil da Internet, essas exigências devem ser acompanhadas com os endereços a ser retirados. 

Apesar de toda a polêmica, o site retirou do ar vários vídeos que foram denunciados por usuários e apresentam alguma ligação ao acidente do cantor.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!