PODCAST: reajuste salarial, vacina contra Aids, ministério da saúde e muito mais!

13 de dezembro de 2021, 14h53, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 13 de dezembro!

Células do intestino do porco

Pesquisadores descobriram um método medicinal que utiliza células do intestino do porco para interromper a formação de proteínas que desempenham um papel importante na formação de coágulos sanguíneos e de inflamações de várias doenças como a Covid-19.

O corpo humano, quando luta contra uma infecção, faz com que as células imunológicas, conhecidas com neutrófilos, criem armadilhas que dispararam redes de proteínas tóxicas semelhantes a teias de aranha para ajudar a conter os invasores.

Caso essas armadilhas dos neutrófilos não estejam reguladas, elas acabam se voltando contra o próprio organismo, ajudando na criação dos coágulos sanguíneos.

Animais e Covid-19

Desde o começo da pandemia de Covid-19, cientistas veterinários têm estudado como a doença afeta também animais selvagens e domésticos, bem como testado neles algumas das vacinas desenvolvidas para humanos. Apesar da infecção ter surgido na natureza (provavelmente em um morcego), pesquisadores temem que o Sars-CoV-2 possa ser fatal para algumas espécies de mamíferos após passar por mutações no nosso organismo.

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou que os dados e registros de vacinação contra a covid-19 foram integralmente recuperados e segundo a pasta, não houve perda de informações no processo.

Além disso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que os sistemas devem voltar a funcionar normalmente ainda nesta semana.

WhatsApp

O WhatsApp lançou um novo recurso de privacidade para todos os usuários do aplicativo.

As pessoas que você não adicionou na lista de contatos ou aquelas que nunca receberam uma mensagem sua não serão mais capazes de ver alguns detalhes sobre o seu acesso, como por exemplo, ver se você está ou não online no momento e nem qual foi a última vez que você abriu o aplicativo.

Como o próprio suporte do serviço confirmou a um usuário, a novidade vale tanto para contatos normais quanto contas comerciais.

Internet

A empresa Naxi lançou o primeiro plano de internet de 6.000 Mega simétricos do mercado nacional, que oferece a mesma velocidade de download e upload em pacotes residenciais de varejo. Inédita no país, a novidade começou a ser comercializada no dia 30 de novembro e está disponível na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

Considerada a internet mais rápida do Brasil no momento, o plano inclui equipamentos específicos, por meio dos quais é possível aproveitar toda a velocidade contratada.

INSS

Os 36 milhões de beneficiários do INSS já têm data certa para receber o primeiro benefício com reajuste em 2022. Aposentadorias, pensões e auxílios equivalentes ao salário mínimo serão pagos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro já com o valor do piso nacional que for definido para 2022.

O valor exato do novo salário mínimo, que passará a valer em 1º de janeiro, ainda será publicado pelo governo. Em sua última previsão, o Ministério da Economia estima que Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2021 fechará o ano em 10%, o que levaria o salário mínimo a aumentar dos atuais R$ 1.100 para R$ 1.210.

Vacina contra Aids

Cientistas estão comemorando os primeiros resultados da vacina contra Aids

A vacina com a tecnologia de RNA mensageiro, mesma tecnologia de plataforma usada em duas vacinas COVID-19 altamente eficazes, foi considerada segura após ser administrada em macacos, com uma redução para 79% do risco de infecção devido à exposição.

A vacina foi testada primeiro em ratos e depois em macacos, que receberam várias doses de reforço ao longo de um ano. O produto foi bem tolerado, causando efeitos colaterais moderados, como perda temporária de apetite.

Se forem confirmados como seguros e eficazes, eles passarão para os testes em humanos de estágio inicial.

Astronautas

Um brasileiro está brilhando na Nasa! O cientista e professor universitário Pedro Gerum, fez parte do grupo de 13 cientistas escolhidos pela agência espacial que descobriu 301 novos exoplanetas, o que pode ajudar a identificar outras formas de vida.

O programa começou em 2018, mas apresentou resultados somente nas últimas semanas. O grupo de cientistas utiliza uma ferramenta de inteligência artificial e resolve um dilema que astrônomos enfrentaram por anos.

Vovó do Tik Tok

E escuta que notícia interessante! Uma vovó de 79 anos venceu a depressão de um modo inusitado e agora ela alegra a vida de mais de 2 milhões de pessoas.

A goiana Coracy Arantes virou tiktoker e seu maior objetivo é fazer as pessoas felizes e incentivar um estado de ânimo diferente do qual ela se encontrava anteriormente.

Moradora de São José dos Campos, em São Paulo, ela conta que em 2019 estava sem perspectivas de vida por causa da doença. Ela viu na TV uma pessoa que havia passado pela mesma situação e com a ajuda do neto, aprendeu a mexer no celular, na internet e hoje domina a situação!

Para quem quiser conhecero perfil, basta pesquisar por blog da cora!

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Agência Brasil, Só Notícia Boa