PODCAST: atualização do whatsApp, ligações de spam, vacina sem agulha e mais!

20 de dezembro de 2021, 16h00, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 20 de dezembro!

WhatsApp atualizado

O WhatsApp está desenvolvendo uma nova função que dará mais poderes aos administradores de grupos de conversa na plataforma.

O recurso permite aos administradores apagarem qualquer mensagem nova ou antiga na conversa. Os recados apagados deixam o indicativo de qual dono do grupo apagou a mensagem, diferente de quando alguém remove algo escrito por si mesmo.

Ligações de Spam

O serviço de identificação de chamada Truecaller divulgou o relatório anual que mostra os países que mais registraram ligações telefônicas de spam — ou seja, chamadas indesejadas e massivas que oferecem algo não solicitado pelo dono da linha.

Segundo a plataforma, foram 300 milhões de telefones bloqueados em todo o mundo e mais de 37 bilhões de chamadas identificadas como spam — um preocupante aumento em relação a 2020, que já tinha números altos. As estatísticas foram coletadas entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano.

Google Meet Sucesso

O Google desistiu de unir as equipes que trabalham nos aplicativos de videochamada Google Meet e Google Duo.

No ano passado, saiu a notícia de que o Google estava perto de unificar a equipe de apps para comunicação e a plataforma de videochamadas teria o codinome "Duet", juntando os títulos de ambos os serviços. Depois, foi dito que o Meet substituiria o Duo em até dois anos, virando uma plataforma tanto para conversas em vídeos casuais quanto corporativas ou educativas.

O sucesso do Meet foi tão grande que a gigante fez com que quase todos os esforços fossem direcionados a ele. O Duo, por outro lado, até foi melhorado, mas parece cada vez mais um produto menos importante na lista de prioridades da empresa.

Google Drive

E ainda falando sobre o Google...a empresa anunciou uma nova política no serviço de armazenamento Google Drive que pode até mesmo bloquear o compartilhamento e o acesso público a arquivos que estejam guardados na plataforma.

A punição será aplicada caso os arquivos em questão sejam configurados como nocivos ou se violarem regras da empresa, incluindo os Termos de Serviço e as políticas do programa.

A restrição envolve a colocação de um ícone em forma de "bandeira" ao lado do arquivo, com o responsável pelo armazenamento recebendo um e-mail de aviso.

Água em Marte

A sonda da Agência Espacial Europeia, conseguiu encontrar quantidades descritas como significativas de água no solo de Marte. O instrumento analisou uma cratera formada pela erosão (na qual os pesquisadores acreditam que passou por um processo semelhante ao ocorrido com o Gran Canyon) para mapear o elemento.

A detecção ocorreu com um uso de uma tecnologia chamada capaz de encontrar amostras de hidrogênio a quase um metro de profundidade da superfície. A maior parte da água encontrada está no fundo dessas crateras em Marte e permanece congelada.

Rodízio de carros

O rodízio municipal para carros de passeio está suspenso na capital paulista a partir desta segunda-feira, dia 20. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a medida ocorre em função das festas de fim de ano e férias escolares, quando o fluxo de veículos é menor.

O rodízio continua valendo para veículos pesados, como caminhões, além da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento.

O rodízio municipal para carros ficará suspenso até o dia 14 de janeiro de 2022, voltando a vigorar a no dia 17 de janeiro, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Vacina sem agulha

Uma vacina inovadora contra a Covid-19 pode ajudar em breve todas as pessoas que têm medo de agulha. A Dios-CoVax começou a ser testada em humanos no Reino Unido.

Sem fazer uso de agulha, o imunizante é aplicado por meio de um jato de ar, que injeta o composto na pele. Além disso, a vacina usa como alvo várias estruturas comuns de coronavírus Beta, e não a proteína spike, que vem sofrendo mutações.

Para os cientistas, a Dios-CoVax é uma resposta promissora para novas variantes do coronavírus e pode proteger contra novas pandemias do vírus.

Lockdown

A Holanda entrou em um novo lockdown a partir do último domingo, 19, com o objetivo de tentar conter o aumento de casos da variante Ômicron. A decisão acompanha diversas medidas e restrições dos países europeus frente ao aumento de casos impulsionado pela nova variante.

Todas as lojas, restaurantes, bares, cinemas, museus, teatros e outros serviços não essenciais devem fechar até 14 de janeiro. As faculdades e escolas poderão ser reabertas no dia 9 de janeiro.

Vacinação infantil

E aqui no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou durante coletiva de imprensa no sábado, que a decisão sobre a vacinação de crianças e adolescentes dos 5 aos 11 anos contra a covid-19 só será anunciada no próximo dia 5 de janeiro. A pasta também vai abrir uma consulta pública sobre o assunto. Ele afirmou que o prazo é necessário para a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização analisar o tema.

OUÇA TODOS OS PODCAST DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Só notícia boa, Diário da Região