PODCAST Kboing em Alta: Brasil é sucesso nas paralímpiadas, novidades do Clubhouse e mais!!

30 de agosto de 2021, 14h57, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, segunda-feira, 30 de agosto!

Brasil Paralímpiadas

Medalhas inéditas - no halterofilismo, no remo, e ainda na categoria feminina do judô - marcaram o quinto dia dos brasileiros nos Jogos Paralimpicos de Tóquio-2020 e levaram o país de volta ao sexto lugar na classificação geral, liderada pela China, que já ultrapassou as 100 medalhas. No futebol de 5, o Brasil se mantém invicto na história das Paralimpíadas, com vitória de 3 a 0 sobre a China, na estreia.

No total, o Brasil conta com 34 medalhas sendo 11 ouros, 8 pratas e 15 bronzes.

Clubhouse

O Clubhouse anunciou a chegada de um novo recurso no aplicativo da rede. Trata-se do áudio espacial, uma configuração que funciona em fones de ouvido e amplia a imersão ao "espalhar" os sons pelo ambiente, em vez de fazer com que todos saiam do mesmo lugar.

No caso do Clubhouse, só quem faz parte da plateia (ou seja, é um ouvinte da sala) terá a experiência de áudio espacial.

O segredo está na Função de Transferência Relacionada à Cabeça, tecnologia que permite essa percepção de que você está ouvindo sons de direções diferentes, não só em um ou outro lado do fone de ouvido. A ideia é simular uma roda de conversa de verdade, em que os participantes encontram-se lado a lado.

Tempo de jogos reduzidos

Os reguladores chineses reduziram o tempo em que os jogadores menores de 18 anos podem passar em jogos online para uma hora às sextas-feiras, fins de semana e feriados, em resposta à crescente preocupação com o vício em jogos. A medida deve impactar cerca de 110 milhões de jogadores.

Com a mudança, os jovens terão praticamente apenas três horas de jogatina por semana. As regras, divulgadas pela Administração Nacional de Imprensa e Publicação da China, estabelecem que os usuários menores de 18 anos podem jogar apenas das 20h às 21h no horário local na sexta, sábado e domingo, bem como em feriados. Antes, o período total permitido para os menores era de três horas nos finais de semana e feriados e 1,5 hora nos outros dias da semana.

Fake News

Mais de 1 milhão de vídeos foram removidos do YouTube desde fevereiro desse ano com desinformação e fake news sobre a Covid-19. Os dados foram divulgados no último dia 26 de agosto, em um relatório assinado pelo chefe de produtos da rede social, Neil Mohan.

O conteúdo apagado da plataforma foi considerado perigoso para o público, como alegações sobre curas milagrosas cientificamente desmentidas ou com dados falsos sobre a pandemia.

Curso de italiano grátis

O Portal de Livros Abertos da USP conta com materiais didáticos para quem quer estudar italiano. Os e-books podem ser acessados gratuitamente pela internet com mais de 1,7 mil páginas disponíveis de autoras formadas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e por doutoras em Língua e Literatura Italiana.

O Portal de Livros Abertos da USP foi inaugurado em 2016 e é mantido pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, com a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais da Universidade de autoria ou organização de professores e especialistas.

Poluição

Um estudo que envolveu 13 mil pessoas em Londres concluiu que a exposição a ar poluído pode levar ao agravamento de doenças mentais. Os investigadores britânicos cruzaram dados médicos, desde os primeiros contatos com os serviços de saúde, aos níveis de poluição de áreas residenciais.

Os riscos na saúde humana, principalmente em doenças respiratórias e pulmonares, estão amplamente comprovados.

Para os cientistas, a exposição das habitações ao ar poluído está associado ao aumento do uso de serviços de saúde mental entre pessoas recentemente diagnosticadas com transtornos psicóticos e de humor.

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Hoje, dia 30 de agosto, é Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma data para dar maior visibilidade à doença, informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce da enfermidade, que pode ser tratada e impedir sequelas.

A esclerose é uma doença autoimune que atinge o cérebro, os nervos ópticos e a medula espinhal, por volta dos 20 ou 30 anos de idade e apesar de levar muito tempo para gerar incapacidade, ela ataca pessoas na época mais produtiva da vida, entre 20 e 55 anos de idade.

Vacinas adolescentes

Adolescentes de 17 anos, sem comorbidades, podem se vacinar contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 30, em Rio Preto. Os menores podem tomar a vacina na Swift, das 8h às 16h; no shopping Cidade Norte, das 8h às 14h; ou em unidades de saúde, das 8h às 14h. Para saber quais unidades oferecem o imunizante, acesse riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

Contorno ferroviário

O contorno ferroviário em Rio Preto, que será construído para desviar os trilhos que cortam o perímetro urbano do município, foi destacado pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, como importante obra prevista no contrato de renovação de concessão com a Rumo, que administra a ferrovia na região.

As obras devem ser concluídas, em cinco anos, até 2026, segundo ministro, dentro do prazo estipulado, porém as obras só terão início em 2024. O contorno ferroviário também irá retirar trilhos de trechos urbanos cidade da região, como Mirassol e Cedral, terá 59 quilômetros de extensão e a obra é avaliada em torno de R$ 500 milhões.

Fonte: TecMundo, Olhar Digital, Diário da Região, Agência Brasil.