PODCAST: Aniversário do PIX, vacina contra o Alzheimer e muito mais!

16 de novembro de 2021, 21h36, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 16 de novembro!

Câncer

Pesquisadores de uma Universidade no Japão, projetaram uma plataforma baseada em nanofibras, uma espécie de célula artificial, que impede o câncer de se espalhar.

Ao organizar as fibras em uma configuração de alta para baixa densidade, eles conseguiram restringir o movimento das células em um teste com um tumor agressivo no cérebro.

A ideia da plataforma baseada em nanofibras aprisiona as células de câncer no cérebro como uma estratégia terapêutica.

Ave antiga

Um fóssil da Kaririavis mater, considerada a ave mais antiga da América do Sul, foi encontrado na Mina da Pedra Branca, em Nova Olinda, Ceará.

A ave, que é do período Cretáceo, tinha sido encontrada apenas na China e na Mongólia, mas agora, a descoberta de um pé direito do pássaro com garras, coloca o estado no radar de pesquisadores como a região candidata da origem da espécie.

Um ano de PIX

Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, completou um ano e ganhou uma nova funcionalidade. Entra em vigor a partir de hoje o Mecanismo Especial de Devolução, que agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras.

Outras novidades para o Pix virão em breve. A partir do dia 29 estarão disponíveis o Pix Saque e o Pix Troco, que permitem o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública.

Roubos de carros

Uma empresa de dispositivos de Internet das Coisas e monitoramento desenvolveu uma inteligência artificial que consegue prever quais bairros e horários existe maior probabilidade de ocorrência de roubo e furto de carros.

O sistema, que utiliza modelos matemáticos estatísticos, afirma detectar preventivamente mais de 2 mil possíveis ocorrências em veículos nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com esse tipo de informação, as empresas que utilizarem o serviço podem agir de forma proativa, informando em tempo real o perigo ao motorista através de aplicativo ou contato telefônico.

Vacina para Alzheimer

Um novo estudo publicado promete uma abordagem promissora para tratamento da doença de Alzheimer. Uma pesquisa desenvolvida por cientistas do Reino Unido e da Alemanha, também estão trabalhando em uma vacina contra a doença.

De acordo com o site Medical Xpress, tanto o tratamento, à base de anticorpos, quanto a vacina, baseada em proteínas, desenvolvidos pela equipe reduziram os sintomas de Alzheimer em camundongos. Agora, os pesquisadores procuram um parceiro comercial para possibilitar os testes clínicos com o anticorpo terapêutico e a vacina.

ENEM 2021

O primeiro dia do Enem, que neste ano acontece no próximo domingo, dia 21, terá novamente a prova de redação como um dos destaques, valendo um máximo de mil pontos.

Os participantes devem produzir um texto em prosa, tipo dissertativo-argumentativo, com uma proposta de intervenção a um problema apresentado.

Lembre-se que alguns deslizes podem zerar a prova. Entre eles estão a obrigatoriedade da estrutura do texto com introdução, argumentos e conclusão; entregar a redação na folha de rascunho; fazer desenhos como por exemplo, colocar um coração no lugar do pingo do i; escrever de maneira ilegível e um ponto importante: só vale caneta preta!

Snapchat

Tem novidades no Snapchat! A rede social assinou um contrato de licenciamento de música com a Sony Music, possibilitando que os usuários tenham acesso a músicas de artistas da gravadora.

A plataforma diz que lançará um conjunto com músicas selecionadas embutidas no filtro, permitindo a sensação de que o usuário está cantando com a música e outro conjunto que adiciona você e um amigo em um vídeo animado.

Lockdown para não vacinados

A Áustria decidiu adotar uma política rigorosa para tentar aumentar a porcentagem imunizados contra a Covid-19. Ontem, segunda-feira, foi o primeiro dia do lockdown para não vacinados. Com isso, quem não tomou o imunizante não pode trabalhar presencialmente ou frequentar comércios e locais públicos.

Apesar de ainda não haver dados oficiais, já foi registrada uma corrida pelas vacinas nos postos das grandes cidades do país. A estratégia é uma tentativa de conter a nova onda de casos da doença.

Vacinação São Paulo

E por falar em vacinação... A partir desta terça-feira, as Unidades Básicas de Saúde de São Paulo começam a vacinar os professores e profissionais da saúde com a dose de reforço contra covid-19.

Inicialmente, serão imunizados os profissionais entre 40 e 59 anos. A partir do dia 22, a terceira dose será estendida para quem tem entre 18 e 39 anos. Ao todo, a cidade de São Paulo espera vacinar 210 mil pessoas.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Agência Brasil