Oscar 2016: Sam Smith ganha prêmio; documentário de Amy também fatura, e muito mais

29 de fevereiro de 2016, 11h44, por Alexandre Murari
Divulgação

Pela primeira vez em sua carreira, o cantor britânico Sam Smith fatura um troféu do Oscar. A cerimônia, realizada neste domingo, 28, o premiou com o título de melhor canção original. Trata-se da música "Writing’s on the Wall", que pertence a trilha sonora do filme "007 contra Spectre", que rodou os cinemas do mundo em 2015.

No momento em que foi escolhido vencedor, o cantor, que é assumido gay, dedicou seu feito à comunidade LGBT: "Recebi uma carta de Ian McKellen (ator também assumido gay que interpreta Magneto dos X-Men nos cinemas), dizendo que nenhum homem abertamente gay já ganhou um Oscar. Se este for o caso, mesmo que não seja, eu gostaria de dedicar este prêmio à comunidade LGBT".

Smith que, apesar da carta de Ian, não é o primeiro homossexual declarado a ganhar um oscar (Elton John e Dustin Lance Black já foram vencedores na cerimônia), concorreu ao prêmio com a canção "Til it Happens to You", composta e interpretada por Lady Gaga ao documentário "The Hunting Ground", que fala sobre agressões sexuais dentro das instituições de ensino norte-americanas.

Sobre as outras estatuetas relacionadas à música, o Oscar deu os prêmios de Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem ao filme "Mad Max: Estrada da Fúria", obra que mais faturou no evento, seis prêmios no total. O documentário Amy, que trouxe â tona detalhes desconhecidos da vida de Amy Winehouse, levou o título de Melhor Documentário, enquanto o longa que apresentou a melhor trilha sonora foi a produção "Os 8 Odiados".