Os maiores compositores do país!

20 de outubro de 2018, 10h53, por Amanda Ramalho
DivulgaçãoO grande sambista Cartola

Você sabia que os grandes compositores da música brasileira também podem ser considerados os maiores poetas? Neste sábado, 20, é celebrado o Dia do Poeta e para comemorar essa data, compilamos aqui alguns dos compositores de destaque do nosso país.

Cartola
Angenor de Oliveira, o Cartola, foi o maior sambista que o Brasil teve. Compositor, cantor, poeta e violinista, o músico foi fundador a escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Na década de 30 escreveu muitas faixas para Carmem Miranda.

Pixinguinha
Aos 13 anos Pixinguinha já compunha músicas. Quando completou 15 anos integrou a orquestra do Teatro Rio Branco. "Carinhoso" é a sua canção mais conhecida e importante da música popular brasileira.

Noel Rosa
Com uma breve passagem na Terra, Noel Rosa, faleceu aos 27 anos, mas deixou registradas mais de 300 composições. Foi um dos responsáveis por levar o samba (nativo do morro e das favelas) para as rádios.

Adoniran Barbosa
O pai do samba paulista, começou a trabalhar em rádio aos 30 anos como ator cômico e locutor. Após muita insistência ganhou espaço para suas gravações, sendo "Saudosa Maloca" seu primeiro sucesso, seguindo de "Trem das Onze".

Luiz Gonzaga
O Brasil conheceu o baião, xote e xaxado devido ao pernambucano Luiz Gonzaga. Foi militar na juventude, mas ganhava um dinheiro extra tocando sanfona. "Asa Branca", por exemplo, é um dos grandes hits nordestino composto por ele.

Roberto Carlos
O rei Roberto Carlos é um dos compositores mais regravados por brasileiros. Detalhes, Como Vai você e Emoções, são canções consideradas grandes romances.

Milton Nascimento
Com grande reputação mundial, Milton é dono de "Maria, Maria" e "Canção da América". Já foi condecorado com 5 Grammy e possui diversos prêmios nacionais e internacionais.

Cazuza
O músico começou a escrever poemas na adolescência. Seu primeiro projeto foi com a gravadora Som Livre, onde seu pai fazia triagem de novos artistas.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!