Música clássica acalma gatos

04 de abril de 2015, 10h03, por Marayná Freitas
Divulgação

Quem tem gato sabe muito bem quando ele está calmo e irritado. E quando é a segunda opção, dificilmente um carinho vai acalmá-lo e muitas vezes corre o risco dele te arranhar. Porque gato é assim que nem gente mesmo: se tá sem paciência, desconta em alguém.

Mas pelo que parece, há um remédio para isso: música clássica. De acordo com "Journal of Feline Medicine ans Surgery", os peludos ficam mais relaxados com esse gênero musical que, inclusive, pode ser utilizado para tranquilizá-los durante uma cirurgia.

O estudo foi realizado por um grupo de veterinários da Universidade de Lisboa, que testaram o efeito da música instrumental no estado fisiológico dos felinos. Miguel Carreira, veterinário e autor da pesquisa, contou que o efeito de mais confiança e tolerância nos gatos foi percebido durante as consultas. "Depois de ler sobre a influência da música nos parâmetros fisiológicos em humanos, eu decidi fazer um estudo para testar essa hipótese com animais submetidos a cirurgias", disse Miguel.

Doze gatas foram analisadas na cirurgia de castração, levando em conta a respiração e o diâmetro de suas pupilas. Com fones de ouvido, os felinos tiveram dois minutos de silêncio, seguido de música clássica, pop, e por último, heavy metal. Samuel Barber, Natalie Imbruglia e AC/DC, respectivamente.

A conclusão mostrou que as gatas ficaram mais relaxadas na música clássica, enquanto o pop obteve resultados de valores intermediários e o heavy metal as deixou estressadas. Os estudiosos acreditam que isso possa influenciar na hora da cirurgia, reduzindo a dose de anestesia, o que iria diminuir os riscos aos animais. Futuramente, eles pretendem repetir a pesquisa com os cães.

Então é só fazer o teste: quando nossos gatinhos abanarem o rabo daquele jeito que sabemos que é estresse, é só colocar música clássica!

Fonte: Veja

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!