Morre uma das lendas do rock: Lou Reed

28 de outubro de 2013, 09h22, por Amanda Ramalho

Faleceu no último domingo, dia 27, em Long Island, Nova York, aos 71 anos, Lou Reed. O agente do artista, Andrew Wylie, disse à agência de notícias Associated Press que o músico morreu em decorrência de problemas no fígado. O cantor passou por uma cirurgia de transplante de fígado em maio deste ano. A notícia foi divulgada inicialmente pelo site da revista Rolling Stone.

Para o "New York Times", o médico Charles Miller, da Cleveland Clinic, em Ohio, disse que Reed decidiu voltar da clínica para Nova York depois que os médicos disseram que a doença no fígado não poderia ser tratada. "Ele morreu em paz, com seus amados em volta dele. Fizemos realmente tudo o que podíamos. Ele realmente queria estar em casa".

Lewis Allan Reed nasceu em Nova Iorque no dia 2 de março de 1942. Foi vocalista do Velvet Underground e costumava escrever sobre temas de experiência pessoal, que raramente tinham sido examinados tão abertamente no rock, incluindo a sexualidade e a cultura das drogas.

Sofreu de uma deficiência hepática muito agressiva e, em maio, decidiu recorrer a uma delicada cirurgia. Um mês depois, declarou que se sentia “uma vitória da medicina, da física e da química moderna”, também publicou em seu site que esperava voltar em breve a escrever canções que tocassem "o espírito e os corações" das pessoas. Mas, em julho, foi internado com uma desidratação severa.

Ouvir Lou Reed    |     Letras de Lou Reed