Entrevista: Planta & Raiz

30 de abril de 2009, 10h25, por Da redação, por Tatiana Pires

Com cinco álbuns gravados e 10 anos na estrada, a banda de reggae Planta & Raiz tem seu sucesso consolidado e é uma das mais importantes do segmento. Cada vez mais, o estilo pregado e imortalizado pelo rei “Bob Marley” invade diversas tribos.

Ouça Planta & Raiz no Kboing
Fotos do Show

Conhecida pelo reggae de raiz com um toque romântico e destacando uma mensagem positiva, a banda tem músicas que falam sobre fé, mas um disco gospel está fora dos planos do grupo.

O Kboing entrevistou com exclusividade a banda Planta & Raiz. Conheça a história do grupo, sua discografia e algumas curiosidades, como por exemplo a origem do nome do grupo:

Kboing – Como foi o início da carreira da banda Planta & Raiz?
Planta & Raiz –
Era puro divertimento, todos nós éramos estudantes antes de levar o trabalho a sério. Mas sempre fomos muito determinados com os compromissos da banda. Como não havia muitas bandas de reggae como hoje, nós decidimos formar o Planta & Raiz e tocar reggae nas noites paulistanas.

Kboing – De onde surgiu o nome da banda?
Planta & Raiz –
Nós pensamos num nome pra banda que envolvessem tanto o Brasil  quanto o reggae. O nome Planta & Raiz  tem a ver com a simplicidade do reggae e toda a cultura e harmonia da música popular brasileira.

Kboing – Quantos álbuns o Planta & Raiz já lançou? Fale um pouquinho de cada trabalho pra gente.
Planta & Raiz –
Foram gravados cinco discos:
Que Brota da Terra (2000) – Nosso álbum de estréia da banda, gravado de forma independente, que vendeu 10 mil cópias naquele ano e que projetou a nossa carreira em São Paulo.
 
Este é o Remédio (2000) – Primeiro álbum da parceria Planta & Raiz / Arsenal Music do Rick Bonadio, lançado pela Indie Records. Era a nossa música sendo executada por todas as rádios do Brasil: "Com Certeza", "Aquele Lugar", entre outras...
 
De Cara pro Mundo (2002) – O segundo trabalho de uma banda é sempre aguardado com muitas expectativas, pois provamos que o "Planta" não era uma banda de um trabalho só. Foi bem aceito pela crítica, regravamos o sucesso "A Dois Passos" que alavancou o grupo ainda mais e sucessos como "De Cara Pro Mundo", "Tô No Barato" e "Se Liga Natty Dread" estão presente neste álbum.
 
Gueto do Uninerso (CD / DVD) AO VIVO (2005) – O nosso primeiro registro de show ao vivo e contamos com as participações de peso de Rick Bonadio, Evandro Mesquita, Rapping Hood e do Chorão do Charlie Brown Jr. Estão reunidas as músicas de maior sucesso do grupo e compomos algumas músicas inéditas, entre elas estão: "O Que Você Disse", "Hoje o Dia Amanheceu" e a faixa título deste CD / Dvd a "Gueto do Universo" em parceria com o Chorão.
 
Qual é a Cara do Ladrão? (2007) – O álbum só de músicas inéditas e de autoria própria do grupo. Este também é o último álbum da parceria "Planta” / Arsenal, com conteúdo mais politizado, mas sempre falando de amor. Nós conseguimos fazer um álbum com a cara da banda bem diferente dos demais e sem perder a essência.

Kboing – Geralmente as bandas de reggae têm a fama de um bando de gente que só fica de papo o dia inteiro. Como vocês lidam com esse estereótipo? Alguma vez vocês passaram por alguma dificuldade ou preconceito pelo estilo musical?
Planta & Raiz –
Não só nas bandas de reggae, mas em outros estilos musicais existe o preconceito e normalmente as pessoas têm o hábito de taxar sem conhecer todo o trabalho que é feito pelos profissionais. O trabalho que existe por traz dos shows é pouco conhecido pelo público e pode passar uma impressão equivocada do que de fato é.
A música "Se Liga Natty Dread" é uma resposta ao preconceito sofrido pela banda em certo momento da nossa carreira.

Kboing – Vocês fizeram três versões de grandes hits: “Vamos fugir”, do Gilberto Gil, “A Dois Passos do Paraíso”, da Blitz e “Te Ver”, do Skank. Elas deram um "up" na carreira?
Planta & Raiz –
Sim, principalmente "A Dois Passos do Paraíso", da Blitz, que foi indicada ao prêmio "Escolha da Audiência", da MTV BRASIL, no ano em que foi regravada. No caso de "Vamos Fugir", foi uma homenagem ao nosso grande ídolo Gilberto Gil. Já "Te Ver", foi a pedido de nosso produtor na época, para complementar o trabalho do CD / DVD ao vivo, mas sem dúvidas essa é uma música muito solicitada e cantada nos shows.

Kboing – E também gravaram uma versão de “Don’t Let Me Down”, dos Beatles, em um tributo reggae que contou com a participação de vários artistas da América Latina. Como foi representar o Brasil e como rolou o convite?
Planta & Raiz –
Representar o Brasil é sempre uma honra, e representar o Brasil com uma música dos Beatles foi realmente muito bacana. Um fato interessante foi que pouco tempo antes da gravação e convite de "Don't Let Me Down", as músicas dos Beatles estavam bastante presentes no cotidiano do Planta & Raiz tendo rolado uma grande sintonia.
O convite surgiu dos próprios produtores deste disco, que na época estavam procurando uma banda de reggae que representasse o Brasil no disco em homenagem aos Beatles chamado "El Álbum Verde".

Kboing – Onde o grupo busca inspiração para compor?
Planta & Raiz –
Nós buscamos as inspirações em nosso cotidiano, no amor, na natureza, na família e em Deus, pois o reggae tem todo um aspecto espiritual envolvido em sua cultura.

Kboing – Como foi a escolha do repertório do último trabalho da banda “Sem Limite”?
Planta & Raiz –
A escolha do repertório foi feita pela própria Universal Music que em homenagem a banda escolheu alguns hits dando origem ao álbum "Sem Limites", que é a nossa primeira coletânea.

Kboing – O lançamento do “Sem Limite” coloca a banda entre os grandes nomes da música brasileira. Como vocês enxergam esse sucesso?
Planta & Raiz –
É uma enorme satisfação pra nós, estar no meio de tantas feras da nossa música.

Kboing – Qual a opinião da banda quanto à pirataria? E a Internet, mais ajuda, na medida em que divulga o trabalho ou atrapalha, por facilitar a pirataria?
Planta & Raiz –
Somos contra a pirataria, pois ela realmente acaba prejudicando o trabalho autoral dos artistas. Na Internet também existe pirataria, mas em contrapartida, ela ajuda a divulgar e transmitir diversas informações pra todos os tipos de público. Um exemplo positivo da Internet são os blog's, sites de bandas, entre outros.

Kboing – Vocês são convertidos da igreja Bola de Neve, né?
Planta & Raiz –
Como o reggae é uma música espiritual sim, houve -se a necessidade de ouvir, entender a palavra do SENHOR. Jesus Cristo é o nosso mestre! E na igreja que nós ouvimos a palavra sendo pregada.Veio como um auxílio espiritual pra nossas vidas, apesar de alguns integrantes não serem convertidos nesta igreja.

Kboing – Há planos para fazer um disco gospel? Tem uma música nesse último álbum que fala sobre Deus, não é?
Planta & Raiz –
Sim, em "Deus está me ensinando" está explicitamente presente no conteúdo desta letra. Mas Planta & Raiz não tem planos de gravar um disco gospel.

Kboing – Deixe uma mensagem para as pessoas que curtem o som do Planta & Raiz?
Planta & Raiz –
Galera que curte o som do Planta & Raiz, obrigado por acreditar tanto em nosso trabalho e no reggae. É a mesma confiança que temos em vocês!
Jah Blesses
Banda Planta & Raiz