, 14h25

Em clima de Copa! Confira músicas que lembram futebol

Já que estamos em clima esportivo, a Copa das Confederações começa amanhã, dia 15, e a Copa do Mundo será no país do futebol, montamos uma lista com algumas músicas que lembram o esporte juntamente com faixas que os jogadores a transformaram em grandes canções. Relembre a seguir:

"Fio Maravilha" é uma canção de Jorge Ben, lançada no álbum "Ben", de 1972. A faixa é uma homenagem ao jogador João Batista de Sales, que era conhecido pelo apelido. Alguns anos mais tarde, por questões jurídicas sobre direitos autorais, Jorge precisou alterar a letra para "Filho Maravilha".

E quem não concorda que "Bola na trave não altera o placar"??? A canção "É Uma Partida de Futebol", composição de Samuel Rosa, vocalista do Skank, com Nando Reis também é lembrada com louvor quando o assunto é futebol. O single faz parte do disco "O Samba Poconé", de 1996.

"Aqui é o País do Futebol"! Gravada por diversos artistas, a canção ganhou destaque com Wilson Simonal e Elis Regina narrando a paixão brasileira pelo futebol.

Chico Buarque também mostrou o quanto aprecia o esporte quando escreveu em 1989, "O Futebol".

"Camisa Dez", grande sucesso do sambista Luiz Américo faz referência aos problemas da seleção quando Zagallo, em 1970, estava a frente do time.

Bons tempos era quando vivíamos na época de "A Taça do Mundo é Nossa". A faixa não é só um dos hinos sobre futebol no país, mas também é uma das mais famosas da história da música brasileira. Foi composta para comemorar o primeiro título da Seleção em Copas do Mundo - em 1958, na Suécia.

O trecho: "Noventa milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração; todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a Seleção", também ecoou por muito tempo. Escrita por Miguel Gustavo, "Pra Frente, Brasil" era um incentivo a todos os envolvidos no esporte.

O single instrumental de Pixinguinha, "Um a Zero", foi criado para comemorar a primeira grande conquista da seleção brasileira: o Sul-Americano de 1919.

As músicas mais atuais não incentivam taaaanto o esporte, mas retratam algumas ‘realidades’. O mais recente single da dupla Fernando e Sorocaba, “Imagina na Copa”, integra o disco “Homens e Anjos”, é uma dessas canções que falam sobre algumas coisas que o Brasil ainda precisa ajustar.

A música dos sertanejos João Lucas & Marcelo, "Eu quero tchu, Eu quero tcha", não é sobre futebol, mas ficou nacionalmente conhecida quando Neymar, em comemoração a um gol, improvisou uma dança para a torcida.

Intitulada "Todo Mundo", recentemente a cantora Gaby Amarantos e o grupo Monobloco fizeram a canção para convocar o povo brasileiro a torcer pela "Seleção Canarinho".

Por Amanda Ramalho
compartilhe:  comentários
comentários
publicidade
publicidade