Em Rio Preto, autor de "Cocaína: A Rota Caipira" bate-papo com o público

14 de setembro de 2017, 14h04, por Alexandre Murari
Divulgação

O jornalista Allan de Abreu fará um bate-papo com o público nesta quinta-feira, 14, sobre os bastidores do trabalho investigativo que resultou no livro "Cocaína: A Rota Caipira". O encontro com o autor, a partir das 19h30, será no mesmo palco da exposição que revela os detalhes da obra, em frente à Saraiva do Riopreto Shopping, e que pode ser conferida até este próximo dia 15.

→ Grávida, Ivete dançará quando se sentir à vontade

A elogiada produção do jornalista, resultado de cinco anos de jornalismo investigativo, é uma espécie de radiografia do narcotráfico no principal corredor de entorpecentes do País. Um corredor estratégico para os criminosos, no qual despontam a região e também o Triângulo Mineiro no mapa do tráfico internacional, razão pela qual é chamado de rota caipira da droga.

→ Devido ao lúpus, Selena Gomez passa por transplante

A exposição que o Riopreto Shopping abriga é recheada de informações visuais desse trabalho, sucesso de crítica e de público. Contém fotos de traficantes, mapas detalhados com a "logística" adotada pelos narcotraficantes e imagens que revelam a engenhosidade criminosa para driblar a polícia - cocaína que vira tecido e plástico, que é despachada em "submarinos" rústicos -, além de lançar luz sobre o drama dos "mulas" a serviço das quadrilhas.

→ Andrea Bocelli cai de cavalo e é internado na Itália

Allan também revela em detalhes o organograma dos "barões do pó", uma verdadeira organização empresarial formada por grandes grupos criminosos que agem até mesmo dos presídios supostamente mais seguros. Da mesma forma, desnuda os mecanismos de lavagem dos milhões de dólares impregnados pelo branco da cocaína e a corrupção do aparelho repressivo, da polícia ao Judiciário.