Em Rio Preto, Circulando com Bonecos inspira a criançada

29 de março de 2017, 11h21, por Alexandre Murari
Divulgação

Criar agentes multiplicadores em arte e educação através da capacitação de professores da rede pública de ensino, e, de quebra, levar cultura a crianças e adolescentes com pouco ou raro acesso.

Esses são os principais objetivos da consagrada Cia Bonecos Urbanos, que visita, nos dias 29 e 30 de março, a cidade de São José do Rio Preto, com o projeto "Circulando com Bonecos",

Realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, a ação conta com o patrocínio das empresas Coob Vantress, Kurita, R.A Embalagens Ltda, Line Express, Canal Artefatos Metálicos e Pandim Móveis de Aço Cidades.

Na ocasião, crianças e educadores do município recebem, de forma totalmente gratuita, oficinas de confecção e manipulação de bonecos, que visam criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes, além de estimular a imaginação e a linguagem, mostrar a dimensão e a gama de possibilidades que o teatro de animação propõe.

Estimular a preocupação com a preservação do meio ambiente, já que todos os bonecos serão confeccionados com material reciclado e coletados do lixo, como potes plásticos, botões, tampas, restos de tecidos e fios de lã, fitas cassetes, VHS e tubos de papelão também fazem parte da programação.

Paralelamente às oficinas, o projeto também conta com intervenções, bate-papos e apresentações da peça "No Curso do Rio", que tem como foco principal o meio ambiente e atividades de reaproveitamento do lixo descartado, um morador simples do interior do Brasil que mantém conversas diárias com sua grande amiga, uma canoa esperta pelas previsões que faz quanto às mudanças de clima e época boa para pesca, desperta o interesse de um médico que visita à região e que se sente motivado a tratá‐lo ao saber de sua peculiar rotina.

A peça foi inspirada no livro "Rosinha Minha Canoa" do escritor José Mauro Vasconcelos, autor de clássicos como "Meu Pé de Laranja Lima". A montagem teatral também tem como objetivo incentivar os alunos a prática da leitura.

Confira abaixo a grade completa da ação em São José do Rio Preto-SP:

Divulgação