Diretor de novo clipe de Taylor Swift rebate críticas

22 de agosto de 2014, 16h00, por Marayná Freitas

O novo clipe de Taylor Swift, "Shake It Off", foi lançado na segunda-feira, dia 18, mas ainda tá causando burburinho. Earl Sweatshirt, integrante do grupo Odd Future, acusou à cantora de racismo. Segundo ele, Taylor está reforçando o estereótipo afro-americano, já que seu clipe traz mulheres negras dançando de forma sensual.

Reprodução

"Não assisti ao vídeo de Taylor Swift e não preciso assistir para dizer que é ofensivo e prejudicial", escreveu Earl no Twitter. "Perpetuam o estereótipo dos negros para grupos de garotas brancas que escondem seu preconceito dizendo que adoram a cultura", continuou.

Foi aí que Mark Romanek, diretor do vídeo, se viu no direito de explicar ao site "Vulture" qual foi a verdadeira intenção do clipe e rebater as críticas de Earl: "O fato dele não ter visto meio que invalida as observações. Nós simplesmente escolhemos estilos de dança que achamos que são populares e divertidos, e escolhemos os melhores dançarinos que nos foram apresentados sem nos importarmos com raça ou etnia".

"Se você observar com atenção, trata-se de inclusão. O clipe é muito inocente e bem intencionado, e vamos lembrar que é uma sátira. Brincamos com uma grande variedade de vídeos musicais e seus clichês e estereótipos", concluiu.

"Shake It Off" integra o novo álbum de Taylor Swift, "1989", que será lançado do mês de outubro.

Ouvir Taylor Swift   |   Letras de Taylor Swift