Descobriu a cor do vestido?! Azul ou Branco? A gente explica!

27 de fevereiro de 2015, 11h32, por Amanda Ramalho

Está rolando pela internet uma acalorada discussão a respeito da cor de um vestido. Para alguns, a roupa é branco com renda dourada e para outros é azul com renda preta. Os comentários ganharam força nas redes sócias, ficaram entre os assuntos mais mencionados do Twitter e até alguns artistas expressaram suas opiniões.

Divulgação

Mas... falando sério... bem sério... isso é pura ciência! O ponto alto da questão não é exatamente sobre a peça em si, porém sobre a sanidade mental e ocular dos internautas. O fenômeno dado a esse tipo de ilusão ótica é tido como "ilusão de luminosidade".

O neurocientista Bevil Conway, em entrevista à revista norte-americana de tecnologia "Wired", explicou a situação. Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. "O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para esse vestido e você está tentando compensar o viés cromático do eixo de luz do dia".

A iluminação do entorno faz a parte do cérebro responsável por formar a imagem entender uma determinada cor de jeitos diferentes. O nosso olho vê uma aproximação da realidade e está treinado para enxergar com a luz natural. Ao longo do dia, quando a luz do Sol muda de cor, vamos descontando a luminosidade para tentar ver algo mais perto do real. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia e voltam a ser mais avermelhados no pôr do sol.

Isto quer dizer que a cor vista depende do ambiente em que você está e da forma como seu cérebro interpreta esta composição. Se você olhar para a foto do vestido com outro fundo, com uma luz mais equilibrada, verá que ele é azul e preto. Mas, se a luz mudar, você poderá vê-lo branco e dourado.

Este fenômeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca.

Ahh e para você que está confusa, saiba que a cor que real do vestido, da marca Roman Originals, é azul e preto!

Segunda a editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch, todos os tons da cor do vestido são azuis, e não brancos. Ao aumentar a saturação - tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores - o vestido aparece azul para todos. Estes resultados são confirmados pelo uso da ferramenta de conta-gotas do software, que captura amostras de áreas específicas do tecido. Este software identifica o código de cor do computador de qualquer pixel na tela. E nesse caso também gera resultados em tons de azul.

Fonte: UOL