Chico Science: 15 anos da morte do artista pernambucano

02 de fevereiro de 2012, 15h19, por Da redação, por Tatiana Pires
DivulgaçãoChico Science morreu em um acidente de carro

Há 15 anos o Brasil perdia um de seus ícones da música nacional. O cantor e compositor Chico Science morreu no dia 2 de fevereiro de 1997, vítima de um acidente de carro, quando seguia de Recife em direção a Olinda. No limite entre as duas cidades, a vida do artista pernambucano foi interrompida precocemente, aos 30 anos.

Chico Science foi um dos criadores do movimento que ficou conhecido como mangue beat. A mistura de maracatu, rock e hip hop vive até hoje na música brasileira. Ouça aqui Chico Science & Nação Zumbi.

O Rappa, Charlie Brown Jr, Planet Hemp, entre outras bandas, apresentam influências do movimento criado por Chico Science e sua banda. Atualmente, grupos como Cordel do Fogo Encantado, Mombojó, Mundo Livre S/A e o cantor Otto não deixam o ritmo cair no esquecimento.

DivulgaçãoCom a Nação Zumbi, Chico Science gravou dois discos

A frente da banda Nação Zumbi, Chico Science lançou dois álbuns: "Da Lama ao Caos" (1994) e "Afrociberdelia" (1996), que figuram na lista dos 100 melhores discos da música brasileira compilada pela edição nacional da revista "Rolling Stone".

No Memorial Chico Science, administrado pela Prefeitura do Recife e funcionando desde abril de 2009, no Pátio de São Pedro, Centro, é possível conhecer toda a obra do artista.

Relembre Chico Science e Nação Zumbi ao vivo no "Abril pro Rock de 1996", com participação de Gilberto Gil:

Ouvir Chico Science  |  Letras de Chico Science