Bob Esponja completa 10 anos

30 de março de 2009, 15h47, por Da redação, por Tatiana Pires

Um dos personagens infantis mais populares, o Bob Esponja faz aniversário de 10 anos em junho de 2009. O desenho animado que é exibido em 171 países e em 25 línguas é indicado para crianças na faixa etária de 2 a 11 anos.

Ouça o tema de abertura
Ouça o tema de encerramento

Criada pelo cartunista Stephen Hillenburg, o desenho retrata a rotina de Bob Esponja (uma esponja do mar quadrada e amarela que vive no fundo do Oceano Pacífico, numa cidade submarina chamada Fenda do Bikini).  As histórias giram em torno da ingenuidade de Bob Esponja e seu melhor amigo Patrick, que nunca vêem malícia nas atitudes de seu patrão Sr. Siriguejo, Lula Molusco e o vilão Plankton. A trama tem também a esquilinha Sandy Bochechas e seu animal de estimação Gary (um caracol).

Sucesso entre crianças e adultos, o personagem animado saiu da tv e estrelou nos cinema. Existe cerca de 150 produtos relacionados à animação, somente no Brasil.
Bob Esponja ilustra camisetas, sandálias, é tema de jogo de tabuleiro, videogame e ganhou trilha sonora.

O personagem esquisitinho, abobalhado e atrapalhado que é exibido na TV aberta e também na TV paga, já conquistou mais de 30 prêmios, incluindo seis estatuetas do Emmy, o principal da TV norte-americana.

No mês de aniversário do personagem, o canal Nickelodeon, exibirá uma maratona com 110 episódios da animação, além de dez inéditos.