Advogados americanos processam Led Zeppelin por plágio

21 de maio de 2014, 15h37, por Amanda Ramalho
DivulgaçãoLed Zeppelin está sendo acusado de plágio

De acordo com o jornal "Los Angeles Times", os advogados do grupo americano Spirit entraram com um processo judicial contra a banda britânica Led Zeppelin. Segundo eles a introdução do single "Stairway to Heaven" é um plágio de uma canção do grupo.

Francis Alexander Malofiy, em representação ao guitarrista do Spirit, Randy California, já falecido, garante que apresentará o processo pela semelhança existente entre a música "Taurus" lançada em 1968 e "Stairway to Heaven", de 1971.

A intenção de Malofiy é bloquear o lançamento de uma nova edição do disco "Led Zeppelin IV" - que inclui essa música - e conseguir que California seja reconhecido como coautor do single
A revista "Rolling Stone" notificou que a família de Randy não entrou com o processo antes, porque não podia pagar os advogados e que pouco antes de morrer, o guitarrista  comentou à revista "Listener", no ano de 1997, que considerava a faixa um plágio.

"Os meninos fizeram milhões de dólares graças a ela e nunca agradeceram nem se ofereceram a dar-nos algum desse dinheiro. É algo que me dói. Pode ser que algum dia sua consciência consiga que façam algo a respeito".

Até o momento, os representantes da banda Led Zeppelin não se manifestaram a respeito.

Ouvir Spirit    |     Ouvir Led Zeppelin