Entrevista: Rodriguinho

31 de agosto de 2010, 13h43, por Da redação, por Tatiana Pires

O cantor, compositor e também produtor Rodriguinho falou com exclusividade ao Kboing. Na entrevista a seguir você conhecerá um pouco mais do trabalho desse artista que está prestes a lançar seu quarto disco solo. Batizado como “É Assim que Funciona”, o álbum está previsto para chegar às lojas na primeira quinzena de setembro.

Ouvir Rodriguinho  
Letras de Rodriguinho 
Fotos do show
 

Rodriguinho conquistou o sucesso com o grupo “Os Travessos” e hoje consolida sua carreira solo. “É uma luta, você meio que tenta apagar o que você foi, inserir uma coisa nova, até porque não dá mais pra seguir aquilo, eu era de um grupo... e a outra luta é conseguir aquilo que você quer”. Essas e outras declarações sobre sua trajetoria e o proximo álbum, você confere a seguir:

Kboing – Você está prestes a lançar um disco novo? O que você pode adiantar para os fãs dests trabalho?
Rodriguinho –
O meu novo disco, intitulado “É Assim que Funciona” chegará às lojas nos próximos dez dias. O álbum é um trabalho bem autoral, das 13 faixas, 11 são composições minhas. A expectativa é grande, esse projeto vai mostrar um outro lado da minha carreira, é um trabalho mais maduro, um trabalho construído ao longo dos anos. Fiz algumas mudanças...gravava somente swings, agora estou inserindo mais uns sambas. O trabalho está com uma cara nova.

Kboing – E qual é a primeira música de trabalho?
Rodriguinho –
O single “Vaga Lembrança”, que já está tocando há dois meses nas radios de todo o país e agora, já estamos apostando na segunda música, que se chama “Ponto Final”.

Kboing – Como podemos classificar o som do Rodriguinho?
Rodriguinho –
O pagode é mais pejorativo. É um disco de samba. Meu samba é diferente, é um samba chique, é meio que diferente do pagode romântico.

Kboing – Por que você escolheu esse ritmo e não outro estilo musical?
Rodriguinho –
Foi algo natural, não foi uma escolha, simplesmente foi acontecendo...eu sempre gostei muito de música, eu conheci o pessoal da “Toca do Coelho”, que era um grupo de samba e eles me chamaram para tocar e de lá eu comecei a minha trajetória. Na época eu nem ouvia muito samba, pra falar a verdade, mas foi algo que aconteceu...conheci, gostei e estou nisso até hoje. Apesar de produzir, que eu produzo até pra outros artistas de outros segmentos também, mas o samba é o que está dentro da minha vida.

Kboing – Como é a sua atividade de produtor? Atualmente quais os artistas que vocês está trabalhando?
Rodriguinho –
São produções independentes, nenhum artista com tanto prestigio.
Ultimamente além dos meus discos, que produzo junto com o Prateado, produzi também uma versão da música do Exaltasamba, que chama “Um Minuto” e a faixa “Black”, que vai virr no novo DVD deles também. É uma nova vertente.

Kboing – Qual foi o momento mais marcante da sua carreira?
Rodriguinho –
Acho que a minha saída do grupo “Os Travessos” marcou bastante, mudou minha vida totalmente. Tiro mais pontos positivos dessa fase.

Kboing – E quais as maiores dificuldades que você enfrentou?
Rodriguinho –
O começo do meu trabalho solo. Eu achei que serei mais fácil no início por eu ser o Rodriguinho, já ser conhecido né, mas não, é um recomeço, é como você começar. Você ficou grande e tem que começar a andar de novo, você não sabe mais andar, tem que andar de novo, é uma coisa louca. É uma luta, você meio que tenta apagar o que você foi, inserir uma coisa nova, até porque não dá mais pra seguir aquilo, porque eu era de um grupo... e a outra luta é conseguir aquilo que você quer...

Kboing – Você tirou muitas lições dessa fase...
Rodriguinho –
Com certeza, foi bom que nessa luta foi onde eu comecei a compor, comecei a produzir, me especializei em outras coisas dentro da musica, foi o que fez eu  permanecer meio que fora da mídia, mas permanecer trabalhando com música até voltar a acontecer tudo o que está acontecendo hoje.

Kboing – Você tem algum ritual antes de subir ao palco?
Rodriguinho –
Um ritual, um ritual em si eu não. Tenho alguns exercícios que eu faço, preparação de voz, exercícios passados pela minha fono...a idade vai chegando e você vai precisando fazer algumas coisas (risos). Faço exercícios assim, mas nada demais.

Kboing – Como vê a “fama”?
Rodriguinho –
Ah é tranquilo. Vejo o assédio dos fãs como um reconhecimento do meu trabalho, é uma forma de demonstrar o carinho que eles têm por você. A gente tem que saber disso e estar preparado para isso à todos os momentos. Se você não quiser isso então não saia de casa, não trabalhe com música, não trabalhe com o público...há muito tempo que trabalho com isso, já estou bem acostumado, sei tirar de letra.

Kboing – Como é o Rodriguinho fora dos palcos...o que gosta de fazer quando não está trabalhando?
Rodriguinho –
Eu sou muito caseiro, fico em casa ou no meu estúdio. Gosto demais de curtir meus filhos, minha família. Eu consigo bem dividir meu tempo entre o trabalho, o lazer, a academia que eu gosto muito, jogar videogame também é uma coisa que eu curto muito...

Kboing – Após tanto hits inesquecíveis ao longo da carreira, você pode nos apontar as suas músicas preferidas?
Rodriguinho –
Ah sim, “Sorria que Eu Estou Te Filmando” que marcou e mudou uma época, tanto do samba quanto da minha carreira. E outra que foi um marco pra mim, foi “Livre pra Voar”, que eu gravei e o Exaltasamba gravou também, essa música foi  composta por mim e pelo Thiaguinho...ela mudou meu jeito de compor e a cara do samba que estava rolando...Essas foram duas músicas marcantes!

Kboing – Atualmente grande parte dos famosos estão sempre em contatos com os fãs (orkut, twitter...) O que acha dessa interação?
Rodriguinho –
Eu tenho Twitter, eu estou 24 horas no Twitter, eu gosto muito de dar informações de tudo o que eu faço, de tudo que acontece...eu tenho uma interação muito grande com os meus fãs, com as pessoas que querem me conhecer, querem me dar conselhos, dar palpite, saber de tudo e eu conto tudo. Eu gosto muito e acho que é uma ferramenta muito importante hoje pra quem é do meio artístico, pra quem quer viver de arte. A internet é um instrumento de divulgação e dá pra tirar muito proveito disso.

Kboing – Você pretende lançar um site novo? Quando?
Rodriguinho –
O site novo vai entrar no ar nesta semana. Estávamos só esperando para lançar o disco novo para ter um layout novo, as novas fotos de divulgação. Terá os links do Twitter e do Facebook pra galera curtir de perto meu trabalho, já que sou eu mesmo que administro. Eu acho melhor do que ter uma pessoa administrando, fica muito frio. Eu mesmo administrando fica muito melhor, mais próximo do fã.

Kboing – Por favor, deixe um recado aos fãs.
Rodriguinho –
Oi gente aqui é o Rodriguinho. Vocês que estão aqui no Kboing, muito obrigado pelo carinho de todos. Obrigado também ao site por deixar eu de encontro aí com essa galera maravilhosa! Continuem por aqui!

A segui conheça repertório do novo disco de Rodriguinho, “É Assim que Funciona”:

1. “Para de Falar Besteira”
2. “Ponto Final”
3. “Vaga Lembrança”
4. “Quando Eu Te Disse Adeus”
5. “Sua Voz Faz Bem”
6. “Experimenta”
7. “É Assim que Funciona”
8. “Ta Estragando Tudo
9. “Luz na Escuridão”
10. “Você Sabe Bem”
11. “Inevitável”
12. “Tão Triste Assim”
13. “Tudo Sou Eu”