Entrevista: Ludov

12 de junho de 2009, 12h15, por Da redação, por Tatiana Pires

Criada em 2002, a banda de rock alternativo Ludov lança em julho seu terceiro trabalho. O novo álbum de estúdio, chamado Caligrafia, está em processo de mixagem e estará disponivel no site oficial da banda no final deste mês.

No site oficial da banda é possível acompanhar os trabalhos através de vídeos publicados pelo grupo. O endereço é www.ludov.com.br

Ouvir Ludov no Kboing
Confira letras de Ludov

Formado por Vanessa Krongold (vocal), Mauro Motoki (guitarra, teclado), Habacuque Lima (guitarra, baixo) e Paulo Chapolin (bateria), a banda gravou seu primeiro trabalho em 20003, o EP “Dois a Rodar”. A discografia do grupo conta com “O Exercício das Pequenas Coisas”, lançado em 2005 e “Disco Paralelo”, de 2007.

O guitarrista Mauro concedeu entrevista exclusiva ao Kboing e fala sobre a história da banda, a trajetória e os próximos passos que a banda irão trilhar. Confira:

Kboing – Fale um pouquinho sobre a história da banda.
Ludov –
A banda começou em 2002. Alguns de nós já tocávamos juntos em outra banda. Conheci o Habacuque em Brasília quando éramos crianças. A Vanessa e o Chapolin conhecemos depois que mudamos para São Paulo na época da faculdade. Nesses 7 anos, tocamos um bocado, e tivemos momentos especiais, como a conquista de um VMB em 2004, tocar em grandes festivais como o Rec Beat, Festival de Verão e Curitiba Pop Festival e trabalhar com gente que admiramos, como o produtor Chico Neves.

Kboing – Quantos discos o Ludov já lançou? Fale um pouquinho de cada trabalho pra gente.
Ludov –
Lançamos o EP “Dois a Rodar”, em 2003. Ele tinha músicas que até hoje são muito pedidas nos shows, como “Princesa” e “Dois a Rodar”. Em seguida, lançamos pela Deckdisc “O Exercício das Pequenas Coisas”, em 2005. Era um apanhado de muitas músicas que tínhamos acumulado até então, incluindo “Kriptonita” e “Dorme em Paz”. Em 2007, lançamos o “Disco Paralelo”, produzido pelo Chico Neves, através do selo Mondo77. Esse último trabalho continha “Urbana e Rubi”, cujos clipes rodaram um bocado por aí.

Kboing – A banda Ludov tem origem em uma outra banda, a Maybees. O que essa experiência proporcionou ao trabalho do grupo?
Ludov –
Acho que o Ludov acabou sendo uma banda mais objetiva, no sentido de sabermos bem como usar nosso tempo, aproveitar as oportunidades, priorizar nossas músicas.

Kboing – É possível definir o público da banda ou é muito heterogêneo?
Ludov –
Houve uma época em que nosso público era mais um pessoal jovem, que assistia MTV. Desde então, a galera jovem continuou, mas quem era jovem há sete anos vem envelhecendo com a gente, ao mesmo tempo em que trabalhos como a versão que fizemos para uma canção do High School Musical, da Disney, fez as crianças e adolescentes se aproximarem um pouco da gente.

Kboing – Quais as influências musicais da banda hoje em dia, o que vocês estão ouvindo?
Ludov –
Posso responder praticamente só por mim, porque as coisas que a gente tem ouvido quase nunca são as mesmas. Tenho ouvido muito Radiohead.

Kboing – O site da banda é bem bacana e interativo, com jogos, wallpapers, blog. Como é feita a atualização?
Ludov –
Nós procuramos dividir bem: enquanto um atualiza fotos, o outro escreve o blog. E depois a gente troca: outro escreve, e um outro sobe uns vídeos.

Kboing – Vocês lançarão um novo álbum mês que vem. Conte nos sobre esse trabalho, como foi a produção, a escolha do repertório?
Ludov –
A produção ficou por cargo da “Liga Leve”, que é formada por mim, pelo Habacuque e pelo produtor Fabio Pinczwoski. Somos sócios no “Estúdio 12 dólares”, em São Paulo. Levamos todo o equipamento pro sítio. Chegamos lá com quase nada de idéias, quase nenhuma letra, nada. Ficamos umas três semanas só compondo e gravando direto, à medida que saíam as primeiras canções. No final, foram 19! Escolhemos 12 para formar um disco e prensar. As outras 7 também serão lançadas, no entanto, provavelmente pelo nosso site. Esse disco representou nosso momento de maior liberdade e inventividade, na minha opinião. Nosso melhor disco.

Kboing – Com o álbum pronto e lançado no mercado, quais os próximos planos da banda?
Ludov –
Queremos fazer shows sem parar, por um bom tempo.

Kboing – Por ter um trabalho independente, vocês tem uma certa bagagem.Quais são as dicas que vocês dariam para as bandas que estão se formando e lutando por um espaço no cenário musical?
Ludov –
Não esperar nada de ninguém, acreditar na música que faz, fazer a música que acredita. Não se comparar com ninguém e procurar não dar oportunidade para ser comparado com ninguém.

Kboing – Gostaria que vocês deixassem uma mensagem para os fãs.
Ludov –
Obrigado pelo carinho! E ouçam o disco que está por vir!!!